Com os quebra-cabeças montados, fez diversas perguntas:
O que está na gravura que vocês montaram?
Quem conhece ou tem em casa algum desses animais?
O que eles comem?
Como eles vivem?
Todos eles têm o corpo coberto pelo mesmo tipo de pele? (penas, pêlos...)
Quais desses animais são úteis ao homem, auxiliam o homem?
Qual a utilidade deles para o homem? (Cavalo - transporte, Galinha – ovos, carne, Vaca – leite, carne, couro para as roupas, calçados etc.).
Quais os cuidados que devemos ter com os animais?
Como devemos tratá-los? (Não maltratar os animais, dar comida, água, banho, carinho)
Perguntou a quem tinha animal de estimação em casa e se ajudava a cuidar dele.
Explicou que, assim como gostamos, cuidamos e respeitamos os nossos animais de estimação, devemos agir com todos os animais. Não devemos utilizar os animais para divertimento como touradas, galo de rinha, briga de cachorro.
Todo animal deve viver no seu habitat (ambiente natural), por isso não devemos criar animais em cativeiro.
Lembrou dos animais que vivem nas matas, regiões frias, quentes, etc. Que todos são importantes na natureza, cada um tem a sua função, mesmo que a gente não conheça.
Perguntou quem criou os animais? Explicou que eles são criação de Deus. São seres vivos criados por Deus e merecem nosso carinho, respeito e amor. Como são seres vivos, possuem sensibilidade e podem sentir alegria e sofrimento. Os animais são muito importantes para a vida na Terra. Eles mantêm o equilíbrio da criação e embelezam a natureza e quando domesticados se tornam nossos amigos. Eles fazem parte da harmonia do Universo e são úteis ao homem e à natureza. É importante preservar e viver em harmonia com os animais.
Aplicou as atividades:
Dança da cadeira: quem perdia tinha que falar o nome de um animal, ou que vive na água, ou que voa, ou que vive na terra, de acordo a indicação dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!