segunda-feira, 16 de julho de 2018

O Culto do Evangelho no Lar - Jardim

A aula de sábado (14/07/18) foi elaborada a partir da sugestão enviada pela Jaqueline, de um grupo voltado para a evangelização.

Começamos contando a história da Ritinha, uma menina de seis anos, que foi passar o fim de semana na casa da prima Isadora. Lá ela descobriu uma coisa muito especial! Ela descobriu que na casa da Isadora se fazia o culto do evangelho no lar...  Ritinha nunca tinha ouvido falar do Evangelho no Lar. 

Perguntamos: Alguém aqui nunca ouviu falar em evangelho no lar? Ouvimos as respostas, todos os presentes já haviam ouvido falar no assunto.

Perguntamos também: Quem aqui faz o culto do evangelho no lar? Todos responderam que faziam.

Pedimos então a ajuda deles para explicar para a Ritinha o que é o evangelho no lar, como se realiza e para que serve?

Começamos falando que o evangelho no lar deve ser feito toda semana, por isso precisamos escolher um dia e uma hora que seja bom para todos da nossa família.

E através de perguntas, fomos desenvolvendo a aula.

Como devemos começar o Evangelho? Com uma oração, com uma prece, reforçamos, muito bem, com uma prece sincera.

Podemos colocar uma garrafa de água fresca para ser fluidificada? Sim! Completamos, antes de começar o evangelho, podemos colocar em cima da mesa uma garrafa de água, que será bebida ao final do estudo e podemos guardar o restante para beber durante a semana.

Quem deve se reunir para fazer o evangelho no lar? A família. Sim, toda a família deve estar reunida.

Continuamos com a história. Na casa da Isadora, cada um era responsável por uma parte. A Isadora era responsável por levar a garrafa com água, os copos para a mesa antes do evangelho começar, e a distribuição da água no final. O primo Lucas, irmão da Isadora, fazia a prece de abertura, o tio Alberto lia o evangelho e conversava com todos sobre o que havia sido lido, e a tia Eleonora fazia a prece de encerramento, agradecendo a Jesus e aos amigos espirituais e pedindo proteção, amor e paz para todo o nosso planeta.  Dessa vez, a Isadora deixou a Ritinha distribuir a água, para que ela pudesse ter uma tarefa também. 

Na casa da Isadora o tio Alberto usava o Evangelho para fazer a leitura, será que podemos usar outro livro? Sim, podemos usar os livros que pegamos aqui na biblioteca, ou qualquer história que tenha um ensinamento de amor, que esteja de acordo com os ensinamentos de Jesus.

O que acontece com o nosso lar quando realizamos o evangelho toda semana? Ele fica envolvido por boas energias, é uma proteção para que nosso lar esteja sempre feliz, pois aumenta o amor e a união entre os membros da família e protege nossa casa de energias negativas vinda de fora, pois a realização do Evangelho no Lar é um convite para Jesus, que visita nossa casa toda semana, nos envolvendo com suas boas energias.

E se alguém resolver não participar do evangelho, pode? Todos foram unânimes, NÃO! Esclarecemos que devemos explicar a importância de participar do Culto do Evangelho no Lar, mas se mesmo assim alguém da nossa família não quiser, devemos respeitar. Enquanto somos crianças, ainda não podemos fazer essa escolha, pois nossos pais são responsáveis por nos orientar, por isso nos obrigam a fazer coisas que não queremos, mas que precisamos fazer porque são boas para nós. Dessa forma, quando nos tornarmos adultos, saberemos da importância e não vamos deixar de participar. 

Ritinha voltou para casa muito animada, contando a novidade e convidando sua família para realizar também o culto do evangelho no lar.
  
Continuamos a conversa, falando com os evangelizandos sobre a história:
Como é o evangelho no lar na sua casa? Vocês também dividem as tarefas? Você colocam água para fluidificar? Você usam o Evangelho ou outro livro? 

Atividade:
Montamos uma casa com dobradura. Pedimos que desenhassem sua família realizando o evangelho no lar, um rostinho feliz no telhado da casa, simbolizando uma casa feliz, pois nela há o culto do evangelho no lar. Depois da casa pronta, colamos em uma folha de papel sulfite amarelo e entregamos a figura de Jesus com os braços abertos para colorirem e colarem perto do telhado da casa. Usamos purpurina prateada para representar as boas energias que envolvem nosso lar, quando fazemos o culto de evangelho no lar toda semana.






















Entregamos a cada evangelizando um roteiro de como realizar o evangelho no lar. 





2 comentários:

  1. Oi! Não tem uma história, pois a ideia é a de contar a história usando a imaginação para terminá-la, descrevendo na linguagem infantil, como é um culto do evangelho, do qual Ritinha foi convidada a participar e finalizando com Ritinha voltando para casa, contando as novidades, e convidando os pais a realizarem também o culto em casa.

    Usamos essa história para conversar com os nossos evangelizandos sobre o evangelho no lar, mostrando que o culto do evangelho em nossa casa, aumenta o amor e união entre os membros da família, protege a casa, etc.

    Espero ter ajudado, mas se ainda tiver alguma dúvida, basta entrar em contato.

    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!