segunda-feira, 9 de julho de 2018

Lar, nossa primeira escola - Jardim

Esse sábado(07/07/18)  a aula foi da Carolina, ela fez uma introdução ao tema, através de uma conversa com a turma, tendo os seguintes pontos de abordagem:
O que é uma casa? É uma construção (de madeira, palha ou tijolos) que nos abriga da chuva, do sol, do frio e do calor.

E quem mora nela? A família - grupo de espíritos que vem juntos para aprender, ensinar, amar, perdoar, se ajudar. A família nos ajuda a sermos melhores, ajuda no nosso progresso moral.

É na família que aprendemos os valores que farão a diferença em nossas vidas, porque exercitarmos o perdão, a paciência, o amor... Nosso lar deve ser um lugar feliz, cheio de paz e harmonia.

O lar é a escola onde recebemos as oportunidades de desenvolver nossos sentimentos e nosso caráter (como seremos e como agiremos).

Ela interagiu com eles, fazendo perguntas, ouvindo as respostar, estimulando a reflexão. 

Depois os evangelizandos foram convidados a montar uma maquete da família.

Vou ficar devendo fotos, pois apesar de só terem ido quatro evangelizandos, trabalhamos muito ajudando na confecção, e as maquetes ficaram prontas em cima da hora de irem embora.

Ela entregou a cada evangelizando: 

Bonecos de papel representando a família de cada um, para colorirem




Usou esse modelo como base, imprimindo muitas cópias para que na hora cada um montasse a sua.

Anna Luiza - Ela, papai, mamãe, dois irmãos e uma prima bebê.
Joanna - Ela, mamãe, titio e a gatinha Channel.
Heitor Araújo - Ele, mamãe, papai, dois irmãos, sendo um deles bebê.
Heitor Ferreira - Ele, mamãe, papai, irmão e o cachorrinho.
Maria Flor - Ela, papai, mamãe, vovô(já desencarnado, vovó e o jabuti (desenhamos na hora para atendê-la)

Uma casa para pintarem, depois montarmos.


E um pedaço de isopor (20 cm x 15 cm). 

Disponibilizou papel picado (verde, azul, colorido), papel de bala de várias cores e giz de cera. Cada um fez a base da sua maquete como preferiu.

Anna Luiza usou giz de cera preto para colorir o isopor, montando as ruas do condomínio em que mora, acrescentando grama e árvores feitas com palito e papel de bala em tons diferentes de verde.
Joanna fez uma praia, colorindo o isopor com giz de cera amarelo para a areia, papel azul picado para o mar, completando com árvores feitas com palito e papel de bala.
Heitor Araújo é nosso evangelizando autista, a companheira Margarete confeccionou a maquete dele, uma vez que ainda não tem condições de realizar essas atividades, ele ficou sob os cuidados da Ângela, que deu atenção especial a ele.
Heitor Ferreira usou papel colorido colado em parte do isopor, papel picado verde formando o jardim e papel picado azul formando um lago, acrescentou árvores feitas com palito e papel de bala.
Maria Flor usou o mesmo material que o Heitor Ferreira, apenas a disposição no isopor foi diferente.

Com a base da maquete pronta, colamos, com fita adesiva, palitos de dente no verso das figuras da família, colamos a casa e fixamos a família. 

Depois, entregou os corações para que pintassem.


Pediu que colassem os corações na maquete junto com a sua família, uns colaram espalhados entre a família, outros colaram os corações em um palito de sorvete fixaram na maquete.

Foi muito boa a aula, uma pena que não consegui tirar foto das maquetes. Dica para quem for usar a aula, levar tudo cortado, facilitará muito e dará menos trabalho na hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!