quinta-feira, 23 de julho de 2020

DISCIPLINA - Jardim - Aula Virtual

Caso não consiga visualizar os vídeos da postagem, basta clicar nos links.

Enviamos sábado, 18/07/2020, a nossa décima sexta aula virtual. As famílias receberam o seguinte material:


Áudio prece inicial

ÁUDIO:
Oi meus amores! Quanta saudade de estar com vocês. Durante essa pandemia nós tivemos que modificar tantas coisas em nossas vidas, não é mesmo? Mas logo estaremos juntos outra vez.

Sabem uma coisa que ajuda muito a passar por esse momento? É a disciplina. Vocês sabem o que é disciplina? Disciplina é agir garantindo o bem-estar de todos que estão juntos em um determinado lugar: em casa, na escola, na evangelização.

Como estamos ficando muito mais tempo em casa, vamos falar da disciplina em nosso lar.


AUDIO:
Ter uma rotina com horário para dormir, acordar, fazer nossas refeições, estudar, cuidar da nossa higiene, e até mesmo para nossa diversão, ajuda a garantir o nosso bem estar e todos que vivem conosco.  Vamos assistir esse clip que fala sobre as coisas do nosso dia a dia.

Salvamos apenas a parte inicial do vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=D5Sd9HzgLho)



Gostaram do clip? Eu achei muito divertido!

SUGESTÃO:

Que tal criar um quadro com as suas rotinas? Você pode começar fazendo um quadro diário, depois, poderá planejar sua semana. Se precisar, peça ajuda ao seu responsável

1) Escolha um dia da semana;
2) Divida o dia em três partes: manhã, tarde, noite;
3) Liste duas ou três atividades principais de cada parte do dia;
4) Você pode desenhar, ou escrever, ou desenhar e escrever;
5) Pode usar o modelo abaixo, ou criar o seu próprio quadro. 



Bernardo


ÁUDIO: Respeitar os direitos dos outros moradores da casa, ajuda a garantir o bem-estar de todos que vivem conosco, pois todos têm direito de ver televisão, de usar o computador, de comer aquele bolo delicioso no lanche da tarde. 
Vamos aproveitar essa oportunidade, em que estamos mais tempo juntos, para começar a pensar nas outras pessoas, no que elas sentem e desejam. Vamos colocar em prática os ensinamentos de Jesus, que nos mostram que devemos nos amar, que é necessário nos colocarmos no lugar do outro, por isso nada de querer tudo só para a gente, sem pensar nos outros, OK? 


ÁUDIO: Usar as palavrinhas mágicas também ajuda muito: Por favor, obrigado, com licença, me desculpe. Essas palavrinhas são realmente mágicas, e ajudam muito a nossa boa convivência. A música que vamos ouvir agora fala sobre ser gentil, usando sempre as palavrinhas mágicas.


GENTILMENTE

‘Obrigado’ para agradecer,
‘Com licença’ se quero passar
‘Por favor’ digo sempre pra pedir
E ‘desculpe-me’ pra me desculpar.

Eu pra você, você pra mim,
E toda gente é mais feliz, 
Se sempre se lembrar de dizer
‘Obrigado’.


ATIVIDADE:

Vamos ver se você prestou atenção?

Abaixo temos algumas situações e vocês deverão dizer qual a palavrinha mágica mais adequada:

1) Preciso ir na cozinha, mas meu irmão está parado na porta, eu devo dizer ... 

2) Quando entrei no quarto, esbarrei sem querer no meu pai, eu devo dizer ... 

3) Preciso de um copo que está no armário, eu não alcanço, então peço a minha mãe para pegar, devo dizer ... 

4) Quando minha mãe me entregar o copo, devo dizer ... 

5) Meus pais estão conversando e eu preciso interromper a conversa para perguntar algo importante, devo dizer ...

6) Durante o Evangelho no Lar, derrubei sem querer a jarra de água fluidificada e molhei toda a mesa, eu devo dizer ... 

7) Preciso do lápis de cor azul que está do outro lado da mesa, perto da minha irmã, eu peço ... 

8) Quando minha irmã me estregar o lápis, devo dizer ... 

9) Disse algo que magoou meu irmão, devo dizer ... 

10) Meu pai me ajudou com a tarefa da escola, devo dizer ... 


CONFIRA AS RESPOSTAS:

1) (Com licença)
2) (Desculpe-me)
3) (Por favor) 
4) (Obrigada) 
5) (Com licença)
6) (Desculpe-me)
7) (Por favor) 
8) (Obrigada)  
9) (Desculpe-me)
10) (Obrigada)


ÁUDIO: Conversar também ajuda muito, falar para o outro o que está deixando você aborrecido antes de se irritar e gritar, é uma boa maneira de manter o bem-estar do nosso lar. Muitas vezes ficamos aborrecidos com pequenas coisas que acontecem e não falamos com ninguém sobre o assunto, e quando vamos ver, estamos tão irritados, que tratamos mal o outro, e até mesmo quem não tinha nada a ver com o assunto. Conversar sobre os nossos sentimentos, sobre as coisas que acontecem com a gente, ajuda muito a manter nossa casa em paz, em harmonia. 

Hoje falamos sobre a disciplina em nossa casa. Vimos que a disciplina nos ajuda a manter o bem-estar de todos ao nosso redor, falamos sobre pequenas atitudes que fazem parte da disciplina: ter uma rotina, respeitar os direitos dos outros, usar as palavrinhas mágicas e conversar sempre.  

Então, vamos nos esforçar para agir com disciplina sempre? 

ATIVIDADE:

Observe as imagens abaixo e diga em quais delas você acha que as pessoas estão conversando.

Áudio com a prece final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!