terça-feira, 12 de novembro de 2019

Preparação para o Resgate: PAZ - Maternal - Parte 1


Aula aplicada sábado (09/11/2019) pela Cíntia. Estamos preparando o resgate de encerramento do ano, escolhemos falar sobre a paz. Cada turma está preparando um trabalho para ser exposto no dia 23/11/2019.

Essa é a primeira parte do trabalho do Maternal.

Objetivo: Recapitular sobre a importância da valorização da nossa paz interior, alcançada pela consciência tranquila de estarmos fazendo as nossas escolhas de acordo com os ensinamentos de Jesus. Perceber que a paz conquistada reflete na harmonia do convívio familiar através de atitudes de respeito, cooperação e amor.

1º momento: Motivação
Iniciar uma conversa com os evangelizandos para descobrir o que eles compreendem sobre o tema.

- Vocês lembram o que é PAZ?
- Como nos sentimos quando estamos em PAZ?
- Quem briga está em PAZ?
- O que podemos fazer para estarmos em paz no convívio familiar?


2º Momento: Música (Colocar o vídeo no tablet, caixa de som e letra impressa na parede)





Faz tum tum
Yasmin Veríssimo

Como está o meu coração?
Como ele está?
Se ele está vermelho é porque está limpinho
Mas se ele fica escuro é porque está sujinho
Se eu contar a mentirinha fica uma sujeirinha
Se eu brigar com meu irmão faz dodói no coração
Se eu não for obediente meu coração fica doente
Olha que situação! Como ficou meu coração!
Somente Deus pode limpar meu coração
Faz tum tum faz tum tum
Coração faz tum tum tum
Faz tum tum faz tum tum
Coração faz tum tum Tum



3º Momento: Atividade 1 – Coração vermelho ou escuro?

Criar situações para que eles levantem a plaquinha correspondente.





1-   Adoro comer chocolate!!! Ganhei uma barra bem grandona e comi tudo de uma vez só. Tive até dor de barriga!

2-   Queria ver TV, mas mamãe disse que primeiro deveria tomar banho. Obedeci, tomei banho e depois vi TV calmamente. Só vejo filmes para crianças!

3-   Na minha escola peguei o biscoito da minha amiga, sem pedir pra ela. Estava com muita vontade!

4-   Não gosto de tomar banho! Choro e faço pirraça para não tomar.

5-   Adoro quando vou à praia e piscina e quando mamãe diz que está na hora de ir embora porque o sol está muito forte, obedeço porque não quero ficar queimado com o corpo ardendo.

6-   Adoro dormir tarde! Minha mãe diz que é hora de dormir, mas eu quero ficar vendo TV até tarde.

7-   Ajudei minha mãe a varrer a casa.... Mas percebi que tinha um produto de limpeza no chão. Não mexi porque sei que pode fazer mal à minha saúde.

     8- Fico vendo desenho no celular durante muito tempo. Meus olhinhos chegam até a arder!

9-   Gosto de ajudar em casa. Minha mãe me pede para guardar os meus brinquedos e eu obedeço na mesma hora.

10-       Gosto muito de animais e tenho um cachorrinho em casa. Faço muito carinho nele, dou ração e o trato muito bem...

11-       Não gosto de legumes e verduras. Minha mãe diz que preciso comer para ter saúde e eu nem provo! Realmente vivo resfriada!

12-       Todos os sábados vou à evangelização e aprendo muitas coisas. Aprendi a orar, a pensar no meu comportamento, a respeitar a todos e muitas coisas mais.


4º Momento: Confecção de 4 mini maquetes para a Exposição que reflitam atitudes de paz interior e paz na família.

Ter PAZ é ser responsável (Guardando brinquedos no cesto)

Ter PAZ é fechar os olhinhos à noite e só desejar coisas boas (Boneca na cama)



Ter PAZ é ter um lar (Boneco com uma casa)



Ter PAZ é amar e cuidar dos animais (Boneco dando comida para o cachorro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!