Google+ Followers

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Ideias para aula sobre medo

Sugestão de perguntas para um diálogo inicial:

Quem já ouviu histórias que dão medo? Quem contou?
Quem já assistiu a filmes que dão medo? Quem estava com você?
Quem já ouviu histórias sobre os medos que as pessoa tem?
Quais palavras que quando ouvem vocês lembram do medo?
Quais são as coisas que vocês tem mais medo?
Como você fica quando está com medo?

O que você faz quando está com medo?

Explicar que todas as pessoas, inclusive os adultos, têm medo de algo; que os medos mudam com o passar do tempo, à medida que se cresce em tamanho e sabedoria; que é importante saber lidar com os medos que cada um tem.

Sugestão de dinâmica:

Usar uma caixa grande e seja alta, mas que permita que as crianças coloquem os braços até o fundo. Enfeitar, deixando-a bem colorida e atrativa. Colocar dentro, preso no fundo com uma fita adesiva, um pirulito de coração ou outra prenda que achar mais interessante. Colocar objetos diferentes, com texturas diferentes (Exemplos: um coador de plástico, uma escova de cabelo, uma folha de lixa, um pedaço de veludo ou camurça, algodão, plástico, grãos, esponja de banho, coisas macias e ásperas, mas tendo o cuidado para não colocar coisas que possam machuca-los). Quando a caixa estiver cheia o suficiente, pegue uma esponja de aço, abra bem fininho e coloque por cima, fechando a caixa.
A dinâmica consiste em cada um colocar a mão dentro da caixa e encontrar o pirulito. Como eles não sabem o que vão encontrar, alguns podem se negar a participar. Faça um suspense antes de começar. Fale sobre a importância da prece, da proteção de Jesus e da confiança que devemos ter ao enfrentar aquilo que nos amedronta, o desconhecido.

Sugestão para medo do escuro:


Imprimir uma lanterna, colorir e deixar o foco branco.



Modelo de lanterna usado para imprimir


Imprimir uma gravura em uma transparência e prender em uma cartolina preta.

Figura usada para impressão na transparência

Transparência presa na cartolina



Permitir que descubram cada detalhe da figura, usando a lanterna, reforçando que tanto no escuro quanto no claro, todas as coisas permanecem iguais, por isso não precisamos ter medo.




Sugestão de versinho para reforçar a importância da prece como luz em nossa vida: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário