segunda-feira, 3 de abril de 2023

OBEDIÊNCIA - Maternal

Planejamento do dia 01/04/2023

 

Objetivo: Conscientizar a importância de ouvir, refletir e agir de acordo com o que nos é pedido por aqueles que nos amam.

 

Recursos: Lata da alegria, contação da história “ O aprendizado de Paula” (https://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/maternal/32obediencia.htm) , volantes de papelão, semáforo e relógio da rotina.

        

1° momento

Boas- vindas com a música:

“Olha quem está aqui (dizer o nome da criança)

Pra alegrar o nosso dia

Vamos dar as boas-vindas

Com a lata da alegria”

A medida que cantamos o nome das crianças, pegamos uma ficha da lata para que possamos cumprimentar. Nas fichas conterão “jogar beijos”, “abraço”, “coração” e “palmas”.

 




2 ° momento

Música para prece / Prece / Chamadinha

Música de introdução das aulas

 

3° momento





História de Paula


O dia amanheceu lindo, e Paula levantou bem cedinho para ir à escola, ela adora estudar, Paula vestiu seu vestido preferido e foi tomar café, chegando na cozinha, sua mãe viu que a menina iria passar frio e disse:

 

- Paula esse seu vestido é lindo, agora tem sol lá fora, mas a tempo vai mudar, a mãe já viu a previsão e vai chover e esfriar, pode ir com o vestidinho, mas leve o casaco.

 

- Ai mãe! Eu não! Estou bem assim, não quero ficar carregando casaco... O dia está lindo.

 

- Minha filha, vai esfriar e você vai passar frio, e pode ficar gripada... Se isso acontecer, você não vai no aniversário da Maria!

 

Paula acabou desobedecendo sua mãe e foi sem o casaco.

 

E o tempo mudou mesmo, assistindo a aula a menina começou a tremer de frio, no recreio nem conseguiu brincar com os coleguinhas, pois já estava se sentindo fraca, parecia que uma gripe se aproximava.

 

Quando chegou em casa espirrando, a mãe viu que Paula não havia levado o casaco. Preparou um chá e disse para a menina deitar... Paula ficou dois dias de cama, e perdeu o aniversario tão esperado da sua melhor amiga Maria.

 

Paula ficou muito chateada, pois havia esperado aquele aniversário durante meses.

 

Passados alguns dias, Paula pode voltar à a escola, estava feliz por estar se sentindo bem novamente, a aula foi muito legal as crianças aprenderam sobre boas maneiras, e fizeram uma linda pintura.

 

Quando chegou da escola para almoçar, Paula viu que sua mãe havia feito brigadeiros... Ela adora brigadeiros, vendo aquela enorme bandeja de doces no armário, Paula falou:

 

- Mamãe, posso comer, posso comer?

 

- São para depois do almoço filha, e você sabe que não pode comer muito doce porque faz mal. E hoje a tarde vamos passear no zoológico.

 

Paula ficou muito feliz porque iria no zoológico, ela adorava os animais, principalmente a girafa com aquele pescoção! Mas Paula insistiu com a mãe para comer o brigadeiro.

 

- Ah mãe! Deixa...

 

- Só um! – disse a mãe

 

- A menina comeu um, mas vendo que sua mãe saiu da cozinha para atender a vizinha, acabou comendo mais um, e mais um, e mais um... e.... muitos!

 

Logo ela começou a sentir uma dor no estômago e foi se deitar.

 

Quando a mãe retornou, viu que Paula tinha novamente desobedecido suas ordens, e foi falar com a menina. Chegando no quarto viu que Paula estava se sentindo mal. E disse:

 

- Filha o que a mãe disse? Novamente você me desobedeceu.

 

- Sim mãe, me desculpe, eu estou me sentindo mal, nunca mais vou te desobedecer, sempre que faço isso eu fico mal, sinto dor e acabo perdendo algo muito bom e divertido, acredito que não vou poder ir no zoológico assim - falou Paula muito triste.

 

- É Paulinha, creio que não vamos ao zoológico, mas você aprendeu a lição... Eu falo para o seu bem, porque amo você e sei o que é melhor para você.

 

Assim, Paulinha não foi no zoológico, mas aprendeu a lição: ela viu que sua mãe tinha razão e que a amava muito, por isso não iria mais desobedecê-la.

 

4° momento

Roda de conversa sobre a história, levantando os seguintes questionamentos:

A mamãe da Paula queria que ela levasse o casaco porque achava seu vestido feio?

Porque ela queria que levasse o casaco?

Queremos ensinar e proteger a quem amamos.

Contar que já fiz desobediência, mas que aprendi.

Mais alguém tem uma história para contar?

 

5° momento

Passeio de carro para combinarmos as regras de convivência  (sentados nas cadeiras, distribuir volantes)

Mostrar o semáforo (colado na parede).

Ir colando as ações positivas ao lado do sinal verde, ressaltar que podemos continuar dirigindo.

 As ações que não são legais, devemos ter atenção, no sinal amarelo, pensar em Papai do céu, conversar com Jesus (colar figura de crianças em prece e Jesus).

 No sinal vermelho, colar as más atitudes, pois devemos parar, não devemos agir assim.

 







6° momento:

Momento musical.  Vamos brincar de obedecer aos comandos das músicas.

“Estátua diferente” – Tio Ricardo

https://youtu.be/Adyzlg1sYmo

 




“Vem brincar comigo” - Clésio Tapety

https://youtu.be/8oVGC_OzIOs




 



7° momento

Apresentar o relógio da rotina, relembrar os momentos da aulinha ressaltando que tudo tem sua hora, e que demos seguir os combinados, obedecendo aos pedidos das tias.

 




8° momento

Música para prece

Prece final

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!