sexta-feira, 14 de abril de 2023

ALEGRIA - 3º Ciclo

 


Planejamento do dia 11/03/2023.


Prece inicial e harmonização: salão 

1º momento: a dinâmica das emoções 

Levar 4 carinhas (raiva, triste, medo e alegria) e apresentar uma de cada vez para a turma e preguntar:

Quais os momentos que sentimos raiva, medo, tristeza?

E dizer que ainda é normal nos termos esses sentimentos, pois somos espíritos imperfeitos, mas precisamos domina-los e não deixar que eles permaneçam em nossos corações, pois se assim fizermos eles podem trazer consequências ao nosso corpo e também ao nosso Espirito. E perguntar, qual o sentimento que devemos substituir por todos esses sentimentos? A raiva por calma, o medo por coragem e a tristeza pela alegria. 


2º momento: Reflexões 

O que é alegria?  

O estado de alegria é uma emoção boa, cheia de satisfação, plenitude e confiança. Quando estamos alegres, temos a sensação de que devemos seguir em frente. Sentimos vontade de realizar coisas, enfim, de viver.

O que os deixa alegres? 

Ex: Ficamos alegres quando estudamos e tiramos nota 10 numa prova? 

Se tivéssemos "colado", o sentimento seria o mesmo?

A alegria maior, verdadeira é aquela que sentimos quando nossa consciência está tranquila. É o dever cumprido.

A tristeza aparece quando nos afastamos do compromisso.


" Ser alegre " e " Estar alegre" é diferente?


" Estar alegre" é um estado de momento. Podemos inibir o "ser alegre" se condicionarmos a alegria a alguns acontecimentos. 

Ex.: só consigo ficar alegre ou feliz se eu tiver o tênis da moda; só ficarei feliz se eu cair na mesma turma do ano passado; etc. Essa alegria não é verdadeira.


Podemos ser felizes diante da dor? 

Refletir que podemos ser felizes mesmo diante da dor ou dificuldade quando entendemos a razão daquilo e tiramos lições.

Se determinada escolha não foi boa, vamos trabalhar com ela com alegria, vencendo mais fácil a situação. Por ex.: se fui colocado numa classe diferente, com pessoas que não conheço, a minha alegria, satisfação vai emanar vibrações de tal categoria que pode envolver as pessoas e estas serem atraídas para novas amizades. A alegria do Espírito é uma energia transformadora que desmobiliza vibrações inferiores.

Apresentar vídeo da música Alegria Cristã

https://youtu.be/w750duUJRqg




3º momento: Um jovem, muito inteligente, certa feita se aproximou de Chico Xavier e indagou-lhe:

Chico, eu quero que você formule uma pergunta ao seu guia espiritual, Emmanuel, pois eu necessito muito de orientação.

Eu sinto um vazio enorme dentro do meu coração. O que me falta, meu amigo?

Eu tenho uma profissão que me garante altos rendimentos, uma casa muito confortável, uma família ajustada, o 

O que me falta, Chico?

O médium, olhando-o profundamente, ouviu a voz de Emmanuel que lhe respondeu:

Fale a ele, Chico, que o que lhe falta é a “alegria dos outros”! Ele vive sufocado com muitas coisas materiais. É necessário repartir, distribuir para o próximo...

A alegria de repartir com os outros tem um poder superior, que proporciona a alegria de volta àquele que a distribui.

4º momento: Conversar sobre a estória com os evangelizando e perguntar como eram os personagens da história que você escolher, levando as crianças a concluírem que o mau humor e as queixas não resolvem nenhum problema e afasta as pessoas do nosso convívio.


O Espírita não deveria ser mal-humorado, porque sabe de onde veio, o que aqui está fazendo e para onde vai, além de conhecer, de cor e salteado, que nada acontece por acaso e que há forte razão para as dificuldades pelas quais esteja passando, de qualquer ordem, mesmo que gravíssimas, já que as Leis Naturais são perfeitas e, por isso mesmo, não sofrem alteração, não havendo, na Criação, privilégio de qualquer espécie a quem quer que seja.


Bem ao contrário, o Espírita deveria ser alegre e muito grato pela excelente oportunidade de que desfruta, uma vez mais, por via da reencarnação, de poder ajustar e reajustar contas, de poder corrigir erros, males e equívocos, e seguir aprendendo e evoluindo sempre, na busca permanente da perfeição relativa e da felicidade suprema, destino final dos seres humanos.


5º momento: Atividade: ACRÓSTICO COM A PALAVRA ALEGRIA 

Material: Levar Cartolina com a palavra,  hidrocor e fita crepe


Apresentação do vídeo Alegria e fé para preparação da prece

https://youtu.be/OmVdiTnRiSo



Prece final - evangelizando


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!