quinta-feira, 7 de setembro de 2023

FRATERNIDADE – 3º CICLO

 


1º MOMENTO: Ambientação no Salão principal


2º MOMENTO: Prece, Passe e Água Fluidificada

  
3º MOMENTO: Explicação do Tema
  
Uma breve noção sobre o conceito de fraternidade:
 
No seu derivado do latim fraternitas, é a ideia de irmandade, conjunto de irmãos, afeição entre irmãos. Neste sentido, expressa um forte sentimento mútuo entre irmãos, designando a qualidade que liga integrantes de uma mesma família. E nós, somos irmãos em humanidade.
 
A fraternidade é virtude que todos nós devemos cultivar, praticando a gentileza para com todos, visitando enfermos, respeitando o próximo, sendo bondosos e compreensivos para com todos.
 
Ela pode ser manifestada nos pequenos gestos, na gentileza do dia a dia, na pequena doação, na oração pelo próximo, no respeito às diferenças e em qualquer espaço que a pessoa estiver.
 
Viver em fraternidade é, portanto, viver uma vida de cuidado, de maneira simples, na qual o que realmente importa é o ser humano.
 
Já estudamos aqui sobre empatia, união, tolerância, colaboração, perdão, humildade, gentileza, e tantas outras virtudes. E essas virtudes tem a ver com a Fraternidade.
 
Precisamos nos humanizar para evoluirmos.
 
Se vivermos concretamente a fraternidade, estaremos fazendo a maior e melhor pregação do Evangelho, pois nossas atitudes são mais importantes do que só a fala. 
 
Não adianta falar e não praticar.   Os apóstolos eram fraternais, não só entre si, mas, principalmente, por uma vida mais digna para seus irmãos.
 
Essa verdade, arrastou inúmeras pessoas: a cada dia, o Senhor aumentava o número daqueles que se contagiavam pela fraternidade efetivamente vivida pelos primeiros cristãos.
 
A fraternidade evangélica não se resume à simpatia que temos pelas pessoas do nosso grupo. Ela extrapola esse parâmetro, abrange especialmente os pobres e os necessitados. E não poderia ser diferente, porque Cristo identificou-se com os pobres.
Quando falamos de pobres, não os estamos reduzindo somente ao grande número daqueles que nada têm. É claro que os abrange de modo especial, mas, estão incluídos também os doentes, os presos, os oprimidos, os marginalizados, os humilhados, os menores e as prostitutas, entre outros.
 
Deus ama a todos sem distinção





Ainda hoje, Deus quer nos falar por intermédio dos homens; e, de fato, nos fala. Por meio dos pobres e marginalizados, o Senhor, quer gritar por justiça.

Através dos menores, Ele nos fala de amor. Por meio dos oprimidos, nos fala de libertação.

Através de um amigo querido, Ele nos fala do amor verdadeiro, do perdão, da doação. Enfim, através dos homens, Deus, sempre tem uma mensagem especial e específica para nós. É preciso ouvi-Lo.

Por isso, devemos promover a paz e da justiça. E devemos evitar o julgamento, a fofoca, a calúnia, a mentira, a inveja e o ciúme. A fofoca e a calúnia são os maiores obstáculos para que, o homem entre em contato com Deus, por meio dos outros homens. As fofocas e calúnias são frutos da inveja e do ciúme. E nós como Cristãos, não devemos ter esses sentimentos em nós. Nem esses, e nem os outros sentimentos que não são do bem.

A divisão entre os cristãos é o maior escândalo do mundo. Cristo pediu que fôssemos um, somente assim o mundo iria crer na Palavra d’Ele. Mesmo assim, os cristãos se deixam levar pela fofoca e pela calúnia. Com isso, além de pecar, não trabalham para a verdadeira evangelização.

Como Jesus, precisamos ser promotores da paz, da justiça e da vida verdadeira. Nossa presença no meio dos homens deve ter essa verdade.

https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/vida-de-oracao/como-cristaos-precisamos-viver-a-fraternidade-pregada-no-evangelho/

 
 
4º MOMENTO: Dona Chuá. Uma História de Fraternidade
 
“Estava eu, na orla de Copacabana, conversando com Dona CHUÁ, quando chegou um vendedor ambulante de óculos e pau de self.

Logo ela o trouxe para nossa conversa.

Papo vai, papo vem, descobri que ele era de Dakar (Senegal).

Essa informação abriu espaço para que eu falasse da minha recente viagem às aldeias moçambicanas (participei da Caravana de setembro/2017). E também sobre o apoio que a Organização FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS dá a um projeto, que ampara crianças e adolescentes, em situação de risco, no Senegal.

Dona CHUÁ ficou maravilhada com tudo que eu falava.

De repente ela pegou uma bolsinha rosa e de lá tirou uma nota de 10 reais. E perguntou-me:

– Quando você vai de novo à África ?

Eu respondi:

– Não sei, mas tenho vontade de um dia voltar.

Ela:

– Então leve esse dinheiro para as crianças. Eu fui órfã de pai e mãe e passei fome. Sempre me comoveu ver as crianças africanas passando fome. E sempre quis conhecer alguém que pudesse levar a minha ajuda.

Na hora eu não quis aceitar. Mas logo entendi a importância daquele gesto.

Então lhe disse que em dezembro deste ano, faremos um grande Bazar, aqui no Rio, e o dinheiro arrecadado vai para as crianças na África. A sua doação será juntada a esse valor.

Ela ficou extremamente feliz e disse que confiava em mim para o envio dessa doação.

Peguei o celular para anotar o seu nome e ela falou:

Eu me chamo Maria da Graça, mas escreve aí, CHUÁ. É assim que sou conhecida”.


Quais sentimentos vocês perceberam que tinham nessa história de fraternidade ?
 
- caridade;
- empatia;
- bondade;
- amor ao próximo;
- irmandade;
 

E tantos outros sentimentos bons né.  E são esses sentimentos que devemos ter em nossos corações, bem fixados, para que possamos praticá-los no nosso dia a dia.  E cada vez mais e mais, para que possamos ser os novos discípulos do Cristo.

 
 
5º MOMENTO: Dinâmica
 
Cabeçalho: CARTAZ DA FRATERNIDADE
Formar grupos com 03 Evangelizandos.  Cada grupo terá uma cartolina para desenhar, botar recortes e palavras sobre o tema da aula.
 
 
6º MOMENTO: Música (todos em pé e de as mãos dadas) e Prece Final 


https://youtu.be/GarzMmPJxHg?si=nvCg-8XhC2w4pLeF




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!