quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Lei de Igualdade - Terceiro Ciclo


Aula aplicada pela Claudia Costa, sábado (17/08/2019).

Objetivo: o evangelizando deverá refletir sobre o respeito a diferentes opiniões; e perceber a importância de conviver com as diferenças.
Motivação Inicial: Dinâmica: Jogo das Diferenças

Desenvolvimento: O facilitador fará algumas perguntas e os evangelizandos deverão responder: 1 Quem gosta de dançar?; 2 Quem gosta de cantar?; 3 Quem sabe andar de bicicleta?; 4 Quem gosta de matemática?; 5 Quem gosta de maçã?; 6 Quem gosta de banana?; 7 Quem tem um irmão (ã)?; 8 Todos têm coração?; 9 Qual a cor do sangue de vocês?; 10 Todos respiram o mesmo ar?; 11 Precisam de água? (As evangelizadoras observam as escolhas sem interferir. 

CONCLUSÃO: Cada um sabe do que gosta e ninguém é igual a ninguém. Precisamos aprender a respeitar as diferenças, os gostos de cada um. Precisamos aprender que todos nós somos únicos e especiais, independente de nossas preferências, independente daquilo que sabemos. Somos todos importantes.)

Primeiro Momento: Dinâmica: Respeito às Diferenças

Desenvolvimento: O facilitador informará ao grupo que irá fazer algumas perguntas e eles terão algumas alternativas para escolher a resposta;
- Esclarecer que a cada pergunta deverão escolher uma alternativa. (caso aconteça de não concordar com uma das respostas, escolher a que considere mais agradável no momento);
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- Observar que para facilitar a localização das alternativas que escolherão a cada pergunta, marcaremos no chão a identificação dos lados que a cada resposta será escolhido;

- Definir os lados que os evangelizandos irão movimentar-se. Avisar que se deslocarão de um lado para outro “sem correr”; - Após as instruções o facilitador ficará de frente para os evangelizandos e começará fazer as perguntas. (* não pode haver debate sobre as escolhas);

- Iniciaremos com perguntas de três alternativas e depois com perguntas de duas alternativas.

Perguntas elaboradas:

Doce x salgado x amargo          Frio x quente x morno                        Sol x chuva x nublado
Tarde x noite x dia                   Rosa x azul x dourado                         Pão x bolo x biscoito
Filme x novela x desenho          Rádio x televisão x computador           Livro x jornal x revista
Par x ímpar                             Azul x branco                                          Praia x cachoeira
Cidade x interior                       Verde x amarelo                                            Suco x mate
Chá x café                              Água com gás x água sem gás                     Cinema x teatro
Música x poesia                       Caminhar x correr                                       Dançar x cantar


CONCLUSÃO: *Questionar aos evangelizandos se perceberam o que a dinâmica mostrou para eles. (Para estimular reflexão e atenção, ouvir algumas respostas). Esclarecer que: - muitas vezes temos as mesmas opiniões, porém algumas vezes possuímos opiniões diferentes; - levá-los a perceber que as diferenças enriquecem e valorizam nossa vida; - Permitir que percebam que nossas escolhas variam (mudam) de acordo com nossas experiências (momentos que vivemos).

Segundo Momento: Dinâmica: Dinheiro 

Desenvolvimento:
- Distribuir para cada criança um envelope contendo a mesma quantia de dinheiro (de brincadeira) ou escrever o valor a ser usado e colocar no envelope; e uma folha de papel; 

- Cada uma contará e escreverá na folha o que faria com o dinheiro; - Depois comparar. 

CONCLUSÃO: o evangelizador levará o evangelizando a perceber que o dinheiro fica nas mãos de poucos (comerciantes, banqueiros, investidores, grandes empresários, etc.)

Terceiro Momento: Conversando com os evangelizandos 

Como reagir? O que eu faço? Como tratá-los?

Perguntar: - Quem anda de ônibus? Como reagem se estiverem no ônibus e sentar ao lado uma pessoa suja? Ou uma pessoa bem gorda? Ou uma velhinha que gosta de conversar? Ou uma pessoa de outra raça com trajes típicos?

Conversar sobre o que elas acham de tratar as pessoas com diferença? O que elas acham sobre menosprezar pessoas diferentes delas?

Relate alguma situação preconceito que tenham visto ou vivido (ilustrando essa situação).

CONCLUSÃO: As pessoas têm alguns aspectos físicos semelhantes e outros diferentes: alguns são altos, baixos, negros, brancos, índios, amarelos; podem ser de diversas classes sociais, com idades diferentes. Não devemos avaliar as pessoas pela aparência, pois o verdadeiro valor não está na aparência, mas sim nas qualidades morais que já possui. Todas as pessoas são importantes e possuem valor, independente de serem ricos, pobres, amarelos, índios, negros, brancos, desta ou daquela religião. Devemos respeitar todas as pessoas. Algumas pessoas pensam que as outras têm menos valor, seja porque são mendigos, índios ou ladrões, esquecendo-se que somos todos irmãos, evoluindo, rumo à perfeição.

Quarto Momento: Conclusão/Fixação: Estudo das questões com O Livro dos Espíritos – atividade em grupo e exposição dialogada.

Dividir a turma em subgrupos. Dividir as perguntas entre os participantes e pedir que localizem em O Livro dos Espíritos, as perguntas de número 803, 804, 806, 806a, 807, 814, 815, 817, 818, 822. Oportunizar alguns minutos para que leiam e tentem entender as perguntas e respostas.

Esclarecer que um participante do grupo (voluntario ou sortear os grupos para que eles apresentem) lerá a pergunta e explicará o que Kardec quis dizer com aquela pergunta. Outro participante lerá a resposta e explicará à turma a resposta lida. Depois de dadas as explicações pelos evangelizandos.

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