segunda-feira, 23 de julho de 2018

TEATRO - A ESCOLINHA DE EVANGELIZAÇÃO

Esse sábado (21/07/18), fizemos uma atividade diferente para falar da Escola de Evangelização Espírita, encenamos uma história compartilhada em um grupo voltado para evangelizadores. Adaptamos a história para se adequar a realidade dos nossos evangelizandos.


Marizete, Sara, Cíntia, Cida, Carla e Camila
Os evangelizandos foram recebidos em suas salas, fizeram a prece inicial e foram deslocados para a sala onde o teatrinho foi apresentado. Antes de entrarmos em cena, nossa Coordenadora, Graça, conversou com eles, explicando que precisávamos de silêncio para poder ouvir a história e entender.



Adaptação do livro - Histórias de Ana Lúcia - Ana Lúcia de Oliveira Gobbi.

PERSONAGENS: CASA 1 - Cíntia, CASA 2 - Carla, EVANGELIZADORA – Marizete, 
PAULINHA - Sara, MARIAZINHA - Cida, CELINHA - Camila

CENÁRIO: Retratar uma sala de evangelização com cadeiras em círculo.


CASA 1 - Boa tarde, amiguinhos! Tudo bem? (Interagindo com os evangelizandos)

– Vocês sabem quem eu sou? (Ouvir as respostas)

– Sou uma Escolinha de Evangelização. Parecida com essa escolinha que vocês costumam frequentar. Existem muitas escolinhas como eu espalhadas pelo mundo. Vocês gostam daqui? (Ouvir as respostas)

Nós gostamos de tê-los aqui também.





(Entra a outra casinha)

CASA 1  - Olá amiga, tudo bem?

CASA 2  - Não, eu estou muito desanimada... 

CASA 1  - O que houve?

CASA 2   - Quando fui construída, cada tijolinho que ganhava era uma alegria nova. Fui crescendo, crescendo..., até que este ano fiquei pronta! Nos primeiros dias de evangelização tinha músicas, teatrinho, oração, brincadeiras e muito mais. Atividades como estas que estão acontecendo hoje. E havia muitos evangelizandos! 

CASA 1 - Mas então por que você está desanimada?

CASA 2 - Porque nos primeiros dias de evangelização eu fiquei cheia de evangelizandos! Mas com o passar das semanas, tive uma triste surpresa. Os evangelizandos foram sumindo. Teve um dia chuvoso que nenhum amiguinho apareceu. Eu até chorei!!! Os evangelizadores ficaram muito tristes também, pois tinham preparado tantas atividades legais...

CASA 1 - São os evangelizadores que nos ensinam tudinho que o nosso amado Jesus deixou para o mundo. Vocês sabem, quem é Jesus? (Ouvir as respostas)

CASA 2   - Jesus é nosso Irmão, Filho de Deus, como nós. Só que Ele é um Espírito puro e nós ainda não somos. Mas seremos um dia. É só seguirmos os Seus exemplos.

CASA 1 - Não fique assim. Jesus não irá nos desamparar. Vamos esperar confiantes que nossos amiguinhos voltem.

CASA 2 - Tive uma ideia! Vamos pedir aos evangelizadores que liguem para a família das crianças, para saber o que está acontecendo e pedir que voltem logo!

CASA 1 - Que ideia ótima! Todos precisam saber que ficamos com saudades. Amiguinhos, vocês sentem saudades da Escolinha de Evangelização? (Ouvir as respostas)

CASA 2  - Nós também ficamos com saudades de vocês! Principalmente os evangelizadores.




(As casinhas saem e entram uma evangelizadora com algumas crianças)

EVANGELIZADORA - Boa tarde turminha! Nossa, estava com saudades, por que vocês não têm comparecido às aulinhas de Evangelização?

PAULINHA (levanta a mão e fala) - Eu não vim porque estava chovendo muito tia!..

EVANGELIZADORA - E você Mariazinha?

MARIAZINHA - Ah, eu estava muito cansada...

EVANGELIZADORA - E a Celinha, não veio por quê?

CELINHA - Eu tive que estudar para as provas da escola, tia...

EVANGELIZADORA - Tudo tem sido motivo para faltar. Só que na escola que ensina a ler, escrever e fazer continhas, ninguém falta. Não é mesmo?

PAULINHA - Mas essa escola aqui não dá diploma, nem tem formatura.

CASA 1 entra em cena e fala: - Vocês esquecem que comigo as pessoas aprendem a viver da maneira certa, por isso é que sou muito importante!

MARIAZINHA – Eu nem queria ter vindo hoje mesmo!!!




(Todos saem... )

NARRADORA: Algumas semanas depois...

(A evangelizadora entra seguida das crianças entristecidas, das duas casas, que ficam atrás das cadeiras onde as crianças sentam)

EVANGELIZADORA - Olá amiguinhos, tudo bem?

PAULINHA - Que nada estamos cheios de problemas!

MARIAZINHA - Eu não entendo os meus pais, tia. Eu quero uma boneca nova, mas é muito cara, meus pais disseram que terão que trabalhar muito para comprá-la. Eles não querem me ver feliz?

CELINHA - Eu fiquei muito zangada com uma amiguinha minha. O rapaz da loja, na hora do troco, me deu dinheiro a mais e minha amiga disse que tenho que devolver.

PAULINHA - Estamos pensando em voltar para a Escolinha de Evangelização. Aqui aprendemos a viver melhor e a encontramos respostas para nossas dúvidas.

CRIANÇAS JUNTAS - Podemos voltar?

EVANGELIZADORA - Claro! Todos ficaremos muito felizes!

CRIANÇAS JUNTAS - Não vamos faltar mais!

PAULA - É, estamos dispostos a aprender e a servir como Jesus.

CASA 2 se movimenta para o centro do palco e diz: Lembrem-se sempre de que nossas vidas serão muito melhores depois que aprendermos e praticarmos as lições que Jesus nos deixou e que são ensinadas na Escolinha de Evangelização.





FIM


A nossa coordenadora assumiu a palavra e conversou sobre a importância de serem assíduos,  incentivando os evangelizandos a não faltarem às aulas, a prestarem bastante atenção nos ensinamentos de Jesus. Lembrando que poderão contar com a presença, o carinho e o amor dos evangelizadores sempre que precisarem.

Os evangelizandos foram deslocados para as respectivas salas para o resgate da história e atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!