Ela começou a aula introduzindo o tema "Comunicabilidade", através de um diálogo com nossos evangelizandos. Fez algumas perguntas, ouviu o que eles responderam, reforçando as informações corretas e complementou quando necessário. Segue as questões que ela lançou para a turma:
· Quem sabe o que é Comunicação?
· Como a gente se comunica com as pessoas? (fala, escrita, rádio, T.V, etc.)
· Alguém pode comunicar comigo através do telefone se eu não tiver um? (a criança deverá perceber que poderei utilizar o telefone do vizinho)
· Se eu não falar Alemão, poderei entender uma pessoa que está tentando me dizer algo falado ou escrito, nessa língua?
· Uma pessoa que não enxerga pode receber uma comunicação por escrito e ler? (lembrar que somente será possível se tiver estudado o sistema braile)
· Uma pessoa que não ouve e não fala pode se comunicar com outras que têm o mesmo problema? E com pessoas que falam e ouvem? (Linguagem dos sinais)
. Podem os Espíritos se comunicar conosco?
. De onde vêm os espíritos? Do mundo espiritual.
. O que é Mundo espiritual? É o local onde estão os espíritos que desencarnam.
Continuou a aula explicando que no Plano Espiritual os espíritos estudam, trabalham, auxiliam uns aos outros.
Existem flores, música, meio de transporte, praças, hospitais e lugares para morar. Mas não existe comércio.
Explicou para os evangelizandos que existe também comunicação do mundo Espiritual com os encarnados. Os Espíritos são seres humanos desencarnados. São o que eram quando encarnados: bons ou maus, sérios ou brincalhões, trabalhadores ou preguiçosos. Eles têm as suas ocupações como nós temos as nossas. Muitos deles procuram ajuda para melhorar, progredir.
Desencarnados e encarnados podem se comunicar através da mediunidade, que é a capacidade que algumas pessoas têm de entrar em contato com o chamado mundo invisível. Essas pessoas são denominadas médiuns.
Médiuns são intermediários, ou seja, através deles os espíritos se comunicam.
Quais os meios de comunicação os homens utilizam?(deixou que eles falassem). O meio mais comum é o telefone, o telefone é o aparelho comunicador do homem encarnado para falar com outro homem encarnado. E assim é o médium, o “aparelho” comunicador que permite a comunicação entre dois mundos, o material e o espiritual, mundo material poderia ser o que vemos, e o espiritual o que sentimos. Não vemos o amor, mas podemos senti-lo.
Alguns médiuns transmitem essas mensagens de diferentes modos: alguns ouvem, outros conseguem ver os espíritos, outros escrevem as mensagens, etc.
Falou sobre os principais tipos de mediunidade:
Mediunidade audiente - a pessoa ouve o que os espíritos dizem;
Mediunidade de vidência - o encarnado vê senas do plano espiritual;
Mediunidade de cura - a pessoa consegue ajudar na melhoria da saúde de alguém através de passes;
Mediunidade de psicofonia - o médium empresta seus órgãos da fala para que o espírito se comunique;
Mediunidade de psicografia - escrita dos espíritos dos espíritos pela mão de um médium; o intermediário (médium quer dizer isso) empresta sua mão para que o desencarnado escreva;
Mediunidade intuitiva (explicar intuição) - o encarnado capta idéias de espíritos, mesmo sem vê-los ou ouvi-los. Todos somos médiuns intuitivos, uns mais, outros menos.
Já ouviram falar em algum médium? Explicar que muitas pessoas são médiuns, mas que algumas se destacaram, pelo trabalho desempenhado e principalmente por quem são ou foram. Citou Francisco Cândido Xavier, que se destacava pela bondade e psicografou mais de trezentos livros, como alguns evangelizandos já conheciam Chico de aulas anteriores, acabaram falando bastante sobre o que sabiam da vida dele, foi um momento muito legal, pois percebemos que guardaram as informações que foram passadas.
Distribuiu para os evangelizandos montarem, depois que montaram, colaram a figura em uma folha de papel A4.
Entregou também uma outra figura para colorirem.
E para finalizar, usou um telefone para a comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!