segunda-feira, 8 de maio de 2017

Comunicabilidade

A aula desse sábado (06/05/17), foi da Carolina Higino. 

Ela começou a aula introduzindo o tema "Comunicabilidade", através de um diálogo com nossos evangelizandos. Fez algumas perguntas, ouviu o que eles responderam, reforçando as informações corretas e complementou quando necessário. Segue as questões que ela lançou para a turma:

· Quem sabe o que é Comunicação?

· Como a gente se comunica com as pessoas? (fala, escrita, rádio, T.V, etc.)

· Alguém pode comunicar comigo através do telefone se eu não tiver um? (a criança deverá perceber que poderei utilizar o telefone do vizinho)

· Se eu não falar Alemão, poderei entender uma pessoa que está tentando me dizer algo falado ou escrito, nessa língua?

· Uma pessoa que não enxerga pode receber uma comunicação por escrito e ler? (lembrar que somente será possível se tiver estudado o sistema braile)

· Uma pessoa que não ouve e não fala pode se comunicar com outras que têm o mesmo problema? E com pessoas que falam e ouvem? (Linguagem dos sinais)

. Podem os Espíritos se comunicar conosco?

. De onde vêm os espíritos? Do mundo espiritual.

. O que é Mundo espiritual? É o local onde estão os espíritos que desencarnam. 

Continuou a aula explicando que no Plano Espiritual os espíritos estudam, trabalham, auxiliam uns aos outros. 

Existem flores, música, meio de transporte, praças, hospitais e lugares para morar. Mas não existe comércio. 

Explicou para os evangelizandos que existe também comunicação do mundo Espiritual com os encarnados. Os Espíritos são seres humanos desencarnados. São o que eram quando encarnados: bons ou maus, sérios ou brincalhões, trabalhadores ou preguiçosos. Eles têm as suas ocupações como nós temos as nossas. Muitos deles procuram ajuda para melhorar, progredir.

Desencarnados e encarnados podem se comunicar através da mediunidade, que é a capacidade que algumas pessoas têm de entrar em contato com o chamado mundo invisível. Essas pessoas são denominadas médiuns. 

Médiuns são intermediários, ou seja, através deles os espíritos se comunicam.

Quais os meios de comunicação os homens utilizam?(deixou que eles falassem). O meio mais comum é o telefone, o telefone é o aparelho comunicador do homem encarnado para falar com outro homem encarnado. E assim é o médium, o “aparelho” comunicador que permite a comunicação entre dois mundos, o material e o espiritual, mundo material poderia ser o que vemos, e o espiritual o que sentimos. Não vemos o amor, mas podemos senti-lo.

Alguns médiuns transmitem essas mensagens de diferentes modos: alguns ouvem, outros conseguem ver os espíritos, outros escrevem as mensagens, etc.

Falou sobre os principais tipos de mediunidade:

Mediunidade audiente - a pessoa ouve o que os espíritos dizem;

Mediunidade de vidência - o encarnado vê senas do plano espiritual; 

Mediunidade de cura - a pessoa consegue ajudar na melhoria da saúde de alguém através de passes;

Mediunidade de psicofonia - o médium empresta seus órgãos da fala para que o espírito se comunique;

Mediunidade de psicografia - escrita dos espíritos dos espíritos pela mão de um médium; o intermediário (médium quer dizer isso) empresta sua mão para que o desencarnado escreva;

Mediunidade intuitiva (explicar intuição) - o encarnado capta idéias de espíritos, mesmo sem vê-los ou ouvi-los. Todos somos médiuns intuitivos, uns mais, outros menos.


Já ouviram falar em algum médium? Explicar que muitas pessoas são médiuns, mas que algumas se destacaram, pelo trabalho desempenhado e principalmente por quem são ou foram. Citou Francisco Cândido Xavier, que se destacava pela bondade e psicografou mais de trezentos livros, como alguns evangelizandos já conheciam Chico de aulas anteriores, acabaram falando bastante sobre o que sabiam da vida dele, foi um momento muito legal, pois percebemos que guardaram as informações que foram passadas.

Para fixar, a Carol levou cópia de duas figuras e cortou em forma de quebra-cabeça. 



Distribuiu para os evangelizandos montarem, depois que montaram, colaram a figura em uma folha de papel A4.





Entregou também uma outra figura para colorirem.








E para finalizar, usou um telefone para a comunicação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!