Google+ Followers

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Minhas escolhas me aproximam de Jesus?

Entregar uma ovelha para cada criança, explicando que a ovelha é um animal manso, ela é tão mansa que até se deixa tosquiar ou cortar a lã de seu corpo para que façamos roupas, agasalhos e blusas. Quem sabe o nome da pessoa que cuida de ovelhas? É o  Pastor.
Essa ovelhinha que vocês estão segurando representa vocês, ou seja, a partir de agora vocês são ovelhinhas. Eu vou dizer algumas situações que acontecem no nosso dia e vocês vão responder o que fariam, mas vocês têm que ser sinceros, falar o que realmente fariam, não podem dar uma resposta só para me agradar, pois vocês sabem que, Deus sabe de nossos pensamentos. De acordo com as respostas de vocês, cada um irá receber uma tampinha de refrigerante de uma cor, no final da brincadeira vamos ver quantas tampinhas de cada cor vocês ganharam.
Vamos começar a brincadeira? (as situações foram tiradas do perfil do evangelizando que nos é fornecido pelo responsável e das nossas observações durante a evangelização)
1 – Está na hora de dormir, mas você quer continuar brincando. Sua mãe entra no quarto e manda você guardar tudo e dormir. Você guarda os brinquedos, coloca o pijama e deita para dormir...
         - demora um pouco, mas dorme. (azul)
         - percebe que todos já estão dormindo e volta a brincar, só indo dormir bem mais tarde. (vermelho)
2 – Você ganhou um jogo muito legal, mas combinou com seus pais que só vai jogar nos finais de semana. Você...
         - cumpre o que foi combinado. (azul)
         - quando seus pais não estão por perto você aproveita para jogar escondido. (vermelho)
3 – É hora do recreio na escola e a sua professora pede para você não correr, você...
- percebe que ela não está olhando e começa a brincar de correr com seus amigos. (vermelha)
- não corre, pois já aprendeu que correndo pode cair e se machucar, ou machucar seus amigos. (azul)
4 – É sábado, você está na evangelização e começa a cantar um funk, a evangelizadora pede para você parar, pois a evangelização é o local onde nos encontramos com Jesus, você...
         - nem liga e continua cantando mesmos assim. (vermelho)
         - para de cantar imediatamente. (azul)
5 – Na salinha de evangelização existem regras que auxiliam o bom convívio de todos, você...
- procura respeitar as regras e quando percebe que não está cumprindo o combinado se desculpa. (azul)
- não respeita as regras e ainda fica chateado quando é chamado atenção. (vermelho)
6 – A evangelizadora está contando uma história e você...
- brinca, conversa, faz gracinhas. (vermelho)
- presta atenção e participa da aula, pois sabe que a evangelização é a oportunidade de aprender mais sobre nosso amigo, irmão e mestre Jesus. (azul)
7 – A evangelizadora distribui todo o material para a realização da atividade do dia, você não quer participar...
         - explica para ela que não quer participar da atividade e fica sentado, em silêncio, esperando seus amiguinhos terminarem a atividade. (azul)
         - pega o material, rasga as figuras, amassa a folha, joga o giz de cera no amiguinho, se levanta para mexer em outra coisa que não faz parte da atividade, mesmo quando a evangelizadora pede para você se comportar. (vermelho)

Ao final o evangelizando irá contar quantos cartões de cada cor cada um tem. Colar um cartaz na parede com a figura de Jesus de braços abertos no alto da folha, falando “Venham aprendizes do AMOR!” e na parte de baixo, crianças tristes e chorando falando “Estamos aprendendo com a dor.” Quem tiver quatro ou mais tampinhas azuis, deve colar sua ovelha junto a Jesus. E quem tiver quatro ou mais tampinhas vermelhas, deve colar sua ovelha junto às crianças triste. 
Finalizar, explicando que as pessoas mais velhas (pais, avós, tios, professores, evangelizadores) por serem mais experientes e já terem passado por muitas situações, sabem o que é melhor para as crianças, por isso tentam ensinar como Jesus, orientando qual o melhor caminho para que não precisem passar pela dor e o sofrimento. Quando somos desobedientes, acabamos tendo que aprender sofrendo, por que escolhemos fazer diferente e normalmente escolhemos o que é ruim para nós. E essa escolha nos afasta de Jesus, que é o nosso maior exemplo, que veio nos ensinar a amar e a obedecer às Leis de Deus. Para estamos sempre perto de Jesus, temos que ser obedientes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário