quarta-feira, 31 de maio de 2023

CORAGEM - 3º Ciclo

 


1º Momento: Prece, passe e água fluidificada

 

2º Momento: Descobrir o tema da aula a partir da letra da música Coragem Moral

https://youtu.be/vfvf6wr8WOo

 


3º Momento: Exposição o tema e reflexões (cada evangelizando lerá um parágrafo p/ refletir) – 50 min

• Embora muitos entendam coragem como intrepidez(destemor), ousadia, bravura, o cristão sabe que a verdadeira coragem é a de exemplificação do bem e do amor em quaisquer circunstâncias.

• Aprendemos com Jesus que o mais corajoso não é o mais valente, mas aquele que mais ame, até mesmo aos seus adversários.

• Coragem é firmeza, energia, frente aos problemas que nos desafiam e, como os maiores problemas para o cristão se encontram sempre no campo do Espírito, tenhamos sempre a coragem de enfrentar as dificuldades do caminho, com vistas à nossa melhoria e edificação espiritual.

 

A coragem do indivíduo é sempre avaliada pelas suas resistências morais.”

(Joanna de Ângelis no livro “Tesouros Libertadores” psicografado por Divaldo Franco.)


O que isso quer dizer? Quanto mais evoluídos menos medo iremos ter. Porque estaremos “preparados” para passar pelas provas e aflições.

Pessoas corajosas geralmente são aquelas que já passaram por grandes dificuldades na vida. Como por exemplo, uma mãe que teve um filho que desencarnou, ela já aprendeu que nada é para sempre e não tem mais apego com pessoas e bens materiais.

Por conta disso, tem mais aceitação se alguém lhe deixar sozinha. Porque ela já enfrentou isso na sua vida e tem coragem de enfrentar novamente, pois já compreendeu.

Por isso o espiritismo insiste tanto que tenhamos conhecimento sobre a vida. Porque irá nos dar força e coragem para continuar.

 

• Coragem, sim, para entender os que não nos compreendem, orar pelos que nos perseguem, bendizer aos que nos maldizem e amar em espírito e verdade os irmãos que se dizem nossos inimigos.

Oração da Serenidade de São Francisco de Assis

"Concedei-nos, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras".

 • Coragem é exemplificar a honestidade quando ninguém nos vigia, defender o irmão ausente quando vítima da injúria, praticar a caridade quando o mundo nos conclama ao comodismo, trabalhar quando as forças se façam diminuídas, enfim, coragem de viver o cristianismo a cada instante, para libertação nossa e dos que nos cercam.

• O espírita, com o conhecimento da imortalidade da alma, da lei de Causa e Efeito, e da Infinita Misericórdia de Deus, é alguém que deve demonstrar coragem frente aos embates da vida, exemplificando serenidade e confiança mesmo nas horas de adversidade.

Joanna de Ângelis explica ainda que temos reservas morais. Por exemplo, algumas vezes achamos que nunca iremos conseguir superar tal desafio em nossa vida. Mas quando ele realmente acontece, estamos de prontos para compreender e vencer esse desafio, surge uma força e coragem interior que não tínhamos noção que existia. Mas de acordo com nossas experiências nós temos.

Mas se for o caso de ainda não termos conhecimento e capacidade de superar alguma prova em nossa vida, somos poupados de passar por tal situação.

• Busquemos o verdadeiro sentido da vida física na Terra e jamais nos faltará a coragem de vivê la com amor, trabalho e desprendimento, estudo e edificação para que o Reino de Deus se estabeleça entre os homens e a Humanidade se encaminhe para o plano de regeneração a que nos destinamos.

• O cristão sabe que corajoso é aquele que antes de demonstrar ser forte é capaz de se negar a uma briga, por saber que a violência só gera violência, sendo, às vezes, melhor não termos as mãos a usá-las para apontar uma arma contra nosso semelhante.

• Corajoso é também aquele que, enfrentando a si mesmo, aceita o mundo criado por ele em vidas passadas, procurando modifica-lo através do trabalho edificante e do respeito a si mesmo e ao próximo.

• É preciso ter coragem para enfrentar os problemas do cotidiano, quaisquer que eles sejam, pois, na realidade, eles são consequências de nossas atitudes menos felizes nas vidas passadas, ou então testes necessários à nossa própria evolução.

• Antes de tudo é preciso ter coragem para superar nossas próprias fraquezas, lembrando as palavras do Cristo ao chegar o momento de interromper sua missão entre nós, aproximando se do instante em que seria entregue aos homens, humilhado e escarnecido: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16:33)

• Como espíritas é importante lembrar sempre que a pessoa corajosa evita revidar uma ofensa, briga ou agressão, como também ponderando em bases de amor, sabe desfazer os desafios das pessoas e, permanentemente, luta contra suas próprias fraquezas.
https://www.uemmg.org.br/cofemg/area-de-infancia-e-juventude/conteudo-programatico/livro/6-conduta-espirita-vivencia-20

 

4º Momento: Dinâmica - Medo de Desafios – 10min

Objetivo: Aumentar a coragem diante dos desafios da vida e erradicar o medo.
Participantes: Indefinido. Tempo Estimado:10 min.
Material: caixa, chocolate e aparelho de som.
música  utilizada:   https://youtu.be/ge-bEug37b4



Descrição:  Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE! Pedir à turma que façam um círculo. O evangelizador segura a caixa e explica o seguinte: - Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de “batata quente” com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja, ninguém vai poder ajudar o colega, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa (é importante que o evangelizador fale de maneira a despertar nos evangelizandos um certo medo do conteúdo da caixa, dizendo que pode ser uma tarefa extremamente difícil ou que poderão ficar com vergonha de fazer).
Começa a brincadeira, com a música ligada, devem ir passando a caixa de um para o outro. Quando a música for interrompida (o evangelizador deve estar de costas para o grupo para não ver com quem está a caixa) aquele que ficou com a caixa terá que cumprir a tarefa. É importante que o evangelizador faça comentários do tipo: Você está preparado? Se não tiver coragem... Depois de muito suspense quando finalmente o evangelizando abre a caixa encontra a gostosa surpresa

Comentário: A verdadeira coragem é demonstrada pela maneira como se enfrenta a batalha da vida, no seu dia-a-dia. (...) A coragem nasce na fé que sabe o que deseja e se empenha para consegui-lo. Enfrenta os obstáculos sem enfraquecer-se e resiste ao tempo sem perder o valor.
Raciocina antes de agir e permanece iluminada pelo ideal, enquanto se mantém no campo das lutas. Demonstra a tua coragem, agindo sempre com acerto e equilíbrio.

(Vida feliz. Cap. 174. Espírito Joanna de Ângelis. Psicografado por Divaldo Pereira Franco)
https://www.passatempoespirita.com.br/products/dinamica-medo-de-desafios/

 

5º Momento: Vídeo da música Coragem e Fé

https://youtu.be/orAVgCSb5-o

 


Prece Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!