segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Atividade: Quem Sabe?

Cada objeto dentro da caixa fazia referência a uma das aulas aplicadas sobre as Leis Morais. O evangelizando pegava o objeto para descobrir qual era a lei e responder aos questionamentos feitos.

Aproveitei uma caixa que confeccionei em 2015. 



Coloquei os objetos dentro.


Qual é a Lei? Lei de Adoração
É a oração que nos liga a Deus. Quando oramos sentimos paz e harmonia. Em nossa oração, podemos Louvar, Pedir e Agradecer. Exercite a Lei de Adoração, faça uma oração, em voz alta, louvando a Deus por todas as suas criações e pela vida que lhe deu. (Lembrar que amar as criações de Deus é a melhor forma de adorá-lo)



Qual é a Lei? Lei do Trabalho
Todos nós podemos trabalhar, realizando tarefas adequadas à nossa idade. Nos conte qual a tarefa que você mais gosta de fazer e qual a que menos gosta. (Dar exemplos de atividades adequadas à idade deles)




Qual é a Lei? Lei de Reprodução
Sabemos que a Lei de Reprodução é responsável pela continuidade da vida na Terra. Nos diga como os vegetais se reproduzem.
O que acontecerá com o planeta e conosco se continuarmos a destruir a natureza? (Reforçar a importância da reprodução dos seres vivos para nós e para o planeta)



Qual é a Lei? Lei de Conservação
Nos dê um exemplo de atitudes do seu dia a dia que estão de acordo com a Lei de Conservação. (Dar outros exemplos, reforçando a importância de cuidar do corpo, do espirito, do próximo e do planeta)



Qual é a Lei? Lei de Destruição
Qual destruição faz parte da Lei de Deus? Dê um exemplo de destruição abusiva e um de destruição necessária. (Reforçar que podemos usar tudo que Deus criou, mas que não podemos abusar desse uso)



Qual é a Lei? Lei de Sociedade
Quando vivemos em sociedade, junto com outras pessoas, temos oportunidade de exercitar nossos sentimentos. Diga alguns sentimentos que desenvolvemos convivendo em sociedade. (Citar outros)



Qual é a Lei? Lei do Progresso
Todos nós iremos progredir, pois essa é uma Lei de Deus, mas uns progridem mais rápido e outros mais devagar. Quais atitudes nos fazem evoluir mais rápido? Dê um exemplo. (Dar outros exemplos)




Qual é a Lei? Lei de Igualdade
Cada um de nós é de um jeito, temos características físicas (cor de pele, olhos, cabelos, etc.) e morais (egoístas, generoso, paciente, nervoso, etc.) diferentes, mas há alguém que vê a todos nós de uma forma só, quem é?  Deus. (Reforçar que para Deus somos todos iguais, Ele nos ama igualmente, sejamos pobres ou ricos, brancos ou negros, altos ou baixos, ou ainda, bons ou maus.)




Qual é a Lei? Lei de Liberdade
A Lei de Liberdade diz que todos nós somos livres para escolher o que queremos fazer, mas sabemos que tudo que fazemos tem uma consequência, nessa ou em outra vida. Dê um exemplo de uma escolha que tem consequência ainda nessa vida. (Dar outros exemplos, e também exemplos de escolhas que podem ter consequências em outras vidas)



Qual é a Lei? Lei de Justiça, Amor e Caridade
A Lei de Justiça, Amor e Caridade nos ensina a respeitar os direitos dos outros, a não julgar e nem fazer ao outro o que não gostamos que façam conosco, a colocar o amor em ação, fazendo o bem sempre, dando, não somente coisas materiais, mas ouvindo consolando, dando o nosso tempo para o bem do outro. Vamos ver se você aprendeu, quando você está sentado e chega uma pessoa idosa. Você olha para o lado e percebe que seu colega está chorando. Seu amigo esqueceu a lancheira em casa. O que você faz em cada uma dessas situações? (Reforçar precisamos sempre nos colocar no lugar do outro e pensar no que Jesus faria naquele momento, assim faremos sempre o que é correto.)



Quantas são as Leis Morais? São 10.
As Leis Morais são também chamadas de... Lei Divina/Lei Natural/Lei de Deus. (Lembrar que a Lei de Deus é eterna e imutável porque é perfeita.)



Onde estão gravadas as Leis de Deus? Na consciência
Nós esquecemos as Leis Divinas, mas Deus nos enviou o tipo mais perfeito que para servir de guia e modelo, quem foi esse enviado? Jesus, que nos deixou seus ensinamentos e seus exemplos de amor. (Reforçar que devemos sempre agir como Jesus ensinou)



Como podemos conversar com Jesus? Através da prece.
Cante uma das músicas que usamos antes de fazer a prece. (Sugerir que todos cantem juntos e, ao final, explicar que a música nos ajuda a acalmar nossos sentimentos para conversarmos com Deus, nosso Pai e com nosso grande amigo, Jesus)




Ter preconceito é agir contra qual Lei de Deus? Lei de Igualdade
Embora sejamos todos iguais para Deus, algumas pessoas sofrem por causa do preconceito. Cite exemplos atitudes preconceituosas, que são contra a Lei de Deus e que não devemos ter.  (Falar sobre o desrespeito às diferenças e de como devemos agir para estar de acordo com a Lei)



Qual riqueza que devemos acumular ao longo das nossas vidas? A verdadeira riqueza, os bens espirituais, que podemos levar quando desencarnamos.  
Dê exemplos de bens que podemos levar quando desencarnamos. (Explicar que a riqueza verdadeira são as virtudes conquistadas pelo espírito)



Praticar a caridade é pôr o amor em ação, agindo como Jesus, que foi o Espírito mais prefeito que já habitou a Terra, pois isso devemos ter Jesus como exemplo em todos os momentos da nossa vida. O que você aprendeu com Jesus e que já faz no seu dia a dia? (Pedir a cada um dos presentes para falar também.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!