segunda-feira, 22 de abril de 2019

Jesus e a Inclusão - Jardim (Dia do Livro Espírita)

Sábado (20/04/2019) tivemos mais um dos nossos momentos de convergência (momentos em que todos os setores estudam um mesmo tema). Nós da EEVP, optamos por comemorar também o Dia do Livro Espírita, que foi dia 18 de abril. E como falaríamos de Jesus, cada turma escolheu uma passagem de Jesus para trabalhar o tema. Nós escolhemos a passagem "Jesus na Casa de Zaqueu".

Iniciamos a aula contando que no dia 18 de abril comemoramos o Dia do Livro Espírita, então, íamos fazer uma atividade sobre um livro muito especial “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, que foi escrito há 155 anos. Mostramos o livro para os evangelizandos e perguntamos quem já tinha ouvido falar sobre ele. 




Continuamos a aula explicando que íamos aproveitar essa data, para falar mais uma vez de uma pessoa que só nos deu bons exemplos. Perguntamos: "Quem sabe sobre quem vamos falar?" Jesus, eles responderam.

Pois é, no ESE encontramos os ensinamentos que Jesus nos deixou, que servem como um caminho a ser seguido para nos tornarmos um espírito melhor, mais evoluído, como Jesus foi. 

Jesus, com seus exemplos, nos mostrou que, assim como Ele sempre fazia, devemos atender aos necessitados, e levar esperança aos que estiverem sendo excluídos da sociedade. 

Jesus nasceu para transmitir o amor de Deus a todas as pessoas, auxiliando aquelas que mais necessitavam do amor de Deus, ou seja, todos aqueles que a sociedade excluía. Eram essas pessoas que acompanhavam Jesus, pessoas consideradas pecadoras por não agirem de acordo com as Leis de Deus. Jesus sabia que essas pessoas eram as que mais precisavam do amor de Deus para se modificarem. 

Para entendermos bem, vamos ouvir agora uma passagem da vida de Jesus que está aqui no ESE, no Capítulo XVI, item 4 – Jesus na casa de Zaqueu.


Jesus em casa de Zaqueu
4. Tendo Jesus entrado em Jericó, passava pela cidade – e havia ali um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos (encarregados de recolher os impostos cobrados por Roma, o povo judeu achavam que essa cobrança era contrária a lei de Deus, por isso não gostavam dos publicanos, que eram excluídos por isso) e muito rico (a maioria dos publicanos enriqueciam de forma desonesta, esse também era um dos motivos de Zaqueu ser excluído) – o qual, desejoso de ver a Jesus, para conhecê-lo, não o conseguia devido à multidão, por ser ele de estatura muito baixa. – Por isso, correu à frente da turba (multidão) e subiu a um sicômoro (figueira), para o ver, porquanto ele tinha de passar por ali. – Chegando a esse lugar, Jesus dirigiu paro o alto o olhar e, vendo-o, disse-lhe: Zaqueu, dá-te pressa em descer, porquanto preciso que me hospedes hoje em tua casa. – Zaqueu desceu imediatamente e o recebeu jubiloso. – Vendo isso, todos murmuravam, a dizer: Ele foi hospedar-se em casa de um homem de má vida.
Entretanto, Zaqueu, pondo-se diante do Senhor, lhe disse: Senhor, dou a metade dos meus bens aos pobres e, se causei dano a alguém, seja no que for, indenizo-o com quatro tantos. – Ao que Jesus lhe disse: Esta casa recebeu hoje a salvação, porque também este é filho de Abraão; – visto que o Filho do homem veio para procurar e salvar o que estava perdido. (S.LUCAS, 19:1 a 10.)


Alguns dos amigos de Jesus, seus apóstolos, condenavam a riqueza, acreditavam que os ricos não poderiam entrar no Reino de Deus. Esses apóstolos, assim como uma grande parte das pessoas daquela época, viam Zaqueu como um homem que só pensava em dinheiro, que só pensava em ficar cada vez mais rico e que enriquecia de forma desonesta, julgavam Zaqueu só por que ele era rico e publicano, não davam a ele a oportunidade de mostrar como realmente era, mas Jesus enxergou a bondade no coração de Zaqueu, por isso foi até a casa dele para falar sobre o amor, dando a ele a oportunidade de se mostrar como realmente era. 

Zaqueu era um homem bom, que dava emprego a muitos pais de família, pois tinha muitas terras, onde criava animais e plantava, dando assim a muitos homens, um meio de sustentarem suas famílias. 

Zaqueu tratava seus empregados com respeito, ajudando a cada um que necessitasse de qualquer coisa. Tinha um coração bom e era fiel a Deus.

Jesus enxergou as qualidades que Zaqueu possuía, e deu a Zaqueu uma oportunidade de mostrar isso a todos, quando esteve com seus apóstolos na casa de Zaqueu. Com a ida de Jesus a sua casa, Zaqueu resolveu dar a metade da sua riqueza para os pobres, e se comprometeu com Jesus a devolver quatro vezes mais o que tivesse tirado de alguém de forma desonesta.

Nessa passagem Jesus quis mostrar aos seus discípulos que todos temos coisas boas em nós que não podemos julgar ou excluir as pessoas por conta da religião, da cor, da aparência, da profissão, por ser diferente de nós, por não ser como queremos que sejam. Jesus mais uma vez deu o seu exemplo para seus apóstolos e para nós, que devemos agir da mesma forma, sem julgar, dando oportunidade as pessoas de mostrarem o tem de bom para nos oferecer. 

ATIVIDADE 1: Cartaz “JESUS E A INCLUSÃO”
Confeccionamos um cartaz com figuras de atitudes que excluem e incluem. A cada figura apresentada, fizemos com que os evangelizandos refletissem em relação a atitude retratada, depois colamos no cartaz.











ATIVIDADE 2:

Distribuímos a figura de Zaqueu para colorirem.




Depois a cena em que Jesus encontra Zaqueu pela primeira vez




Enquanto os evangelizandos coloriam a cena, cortamos Zaqueu. Depois fisemos um furo na árvore passando um pedaço de linha pelo furo, fixamos um pedaço de palito no pedaço da linha que ficou na parte de trás do desenho e a linha que ficou na parte da frente, foi colada no verso da figura de Zaqueu permitindo que ele  subisse e descesse da árvore quando quisesse. Eles adoraram!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!