segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Boas Vindas - Jardim



Reiniciamos nossas atividades de 2019 no primeiro sábado de fevereiro (02). Foi um dia bastante agitado, pois alguns evangelizandos choraram e tivemos que dar uma atenção maior para atendê-los.

O objetivo foi de promover uma aula bem leve e descontraída, proporcionando a integração dos evangelizandos que chegaram, com os evangelizandos que já faziam parte da turma ano passado e com as evangelizadoras. 

Nosso desejo foi de acolher todos os evangelizandos para que se sentissem motivados a retornar todos os sábados.

Esse ano resolvemos utilizar um relaxamento no início da aula, um momento para acalmar nossos coroções. Sabemos que por serem pequenos, os resultados só virão a longo prazo, estamos bem confiantes.

Segue o passo a passo do nosso relaxamento.

Pedir aos evangelizandos de se sentem de forma bem confortável. Dar os comandos com a voz bem suave. 
Respirem bem fundo, como se estivessem cheirando uma flor bem perfumada.
Agora soltem o ar pela boca, como se estivessem apagando uma vela.
Fechem os que olhos e respirem bem fundo novamente, como se cheirassem a flor outra vez.
Soltem o ar pela boca, como se apagassem a vela novamente.
Agora respirem mais devagar.
Soltem o ar soprando bem de levinho.
Mantenham os olhos fechados e respirem, sintam suas barrigas se enchendo de ar, como uma bola. Soltem o ar bem devagar pela boca, sentindo suas barrigas se encolhendo.
Vamos repetir mais uma vez, bem devagarinho, respirem e sintam suas barrigas se enchendo. Soltem o ar pela boca bem devagarinho, sintam suas barrigas se encolhendo. Agora vocês vão perceber que o corpo está relaxado, vocês estão se sentido muito bem e calmos.

Colocamos a música da prece (usamos a música da Tia Vilma "A prece")


Depois tivemos o momento da gratidão, uma forma nova de fazermos a prece, pois usamos o momento para agradecer a Deus por tudo de bom que já temos.
Começando pela evangelizadora que estava conduzindo a aula.

Distribuimos a água fluidificada e iniciamos nossa aulinha.

Formamos uma roda de conversa, pedimos que cada um se apresentasse. Demos continuidade a conversa perguntando:


  • como foram as férias? 
  • o que fizeram nesse período de recesso que tenha sido especial? 
  • quem veio ao centro durante o recesso? 
  • sentiram falta da evangelização? 
  • o que mais gostam na evangelização?
  • o que menos gostam na evangelização?


Depois explicamos como trabalhamos em sala:

AJUDANTE - pedimos ajuda aos evangelizandos mais antigos para explicar como escolhemos o ajudante do dia, que na nossa turma se chama “Bom Samaritano”. Essa forma deu muito certo, então resolvemos manter.

Mostramos o cartaz fixado na parede. Auxiliamos na explicação sempre que foi preciso, deixando claro os pontos mais importantes:




  1. Algumas tarefas do Bom Samaritano: distribuir a água fluidificada, ajudar sempre que alguém solicitar, dar o exemplo de bom comportamento seguindo todas as regras e combinados da sala e realizando outras tarefas simples, mas muito importantes.
  2. Os dois bolsinhos funcionam assim: 
    • Não Foi - tem a foto de todos os evangelizandos que ainda não foram ajudantes; 
    • Já Foi - tem a foto de todos que já foram. 
    • A foto do ajudante do dia estará no centro do cartaz e o ajudante será identificado por um crachá (mostrar) assim, todos poderão saber quem é o ajudante e solicitar ajuda sempre que for necessário. 
  3. O ajudante é escolhido no início da aula, antes da prece, entre os evangelizandos presentes que tiverem sua foto no bolsinho "Não Foi", ninguém será obrigado a ser o ajudante se não desejar. O escolhido será o que tiver chegado primeiro na sala para o início da aula.


CHAMADA – Nossa chamada esse ano será diferente, teremos dois potinhos em cima da mesa, um com uma carinha triste e o outro com uma carinha feliz.





Dentro do pote com carinha triste, teremos tiras com a foto e o nome de todos os evangelizandos. Quando o evangelizando chegar, deve procurar sua tira no pote triste e colocar no pote feliz.




REGRAS DA SALA – Mostramos para eles o cartaz com as regras da sala, explicamos as regras, fomos conversando sobre cada imagem, e as que representavam atitudes ruins foram riscadas por eles, depois fixamos na parede, em baixo do quadro de avisos, lembrando que podemos consultar sempre que necessário. 




JESUS PARA O EVANGELHO NO LAR – explicamos que como sempre fazemos, o boneco de Jesus para o Culto do Evangelho no Lar vai ser sorteado a partir de março. Devemos cuidar dele com muito carinho e cuidado, para não estragar, afinal, Jesus é nosso amigo e a gente não machuca ou maltrata os amigos não é mesmo?


EMPRESTIMOS DE LIVROS – Lembramos que o empréstimo dos livros da biblioteca Meimei também só começarão em março, e que só poderá levar livro para casa quem tiver devolvido o que pegou emprestado anteriormente, e que também devemos cuidar dos livros, pois eles serão usados por muitas outras crianças.

FOTO - Fizemos uma moldura para tirar fotos.











No fim da aula distribuímos umas lembrancinhas (sugestão dada em um grupo de evangelizadores que faço parte).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!