Reiniciamos nossas atividades de 2019 no primeiro sábado de fevereiro (02). Foi um dia bastante agitado, pois alguns evangelizandos choraram e tivemos que dar uma atenção maior para atendê-los.
O objetivo foi de promover uma aula bem leve e descontraída, proporcionando a integração dos evangelizandos que chegaram, com os evangelizandos que já faziam parte da turma ano passado e com as evangelizadoras.
Nosso desejo foi de acolher todos os evangelizandos para que se sentissem motivados a retornar todos os sábados.
Esse ano resolvemos utilizar um relaxamento no início da aula, um momento para acalmar nossos coroções. Sabemos que por serem pequenos, os resultados só virão a longo prazo, estamos bem confiantes.
Segue o passo a passo do nosso relaxamento.
Pedir aos evangelizandos de se sentem de forma bem confortável. Dar os comandos com a voz bem suave.
Respirem bem fundo, como se estivessem cheirando uma flor bem perfumada.
Agora soltem o ar pela boca, como se estivessem apagando uma vela.
Fechem os que olhos e respirem bem fundo novamente, como se cheirassem a flor outra vez.
Soltem o ar pela boca, como se apagassem a vela novamente.
Agora respirem mais devagar.
Soltem o ar soprando bem de levinho.
Mantenham os olhos fechados e respirem, sintam suas barrigas se enchendo de ar, como uma bola. Soltem o ar bem devagar pela boca, sentindo suas barrigas se encolhendo.
Vamos repetir mais uma vez, bem devagarinho, respirem e sintam suas barrigas se enchendo. Soltem o ar pela boca bem devagarinho, sintam suas barrigas se encolhendo. Agora vocês vão perceber que o corpo está relaxado, vocês estão se sentido muito bem e calmos.
Colocamos a música da prece (usamos a música da Tia Vilma "A prece")
Depois tivemos o momento da gratidão, uma forma nova de fazermos a prece, pois usamos o momento para agradecer a Deus por tudo de bom que já temos.
Começando pela evangelizadora que estava conduzindo a aula.
Distribuimos a água fluidificada e iniciamos nossa aulinha.
Formamos uma roda de conversa, pedimos que cada um se apresentasse. Demos continuidade a conversa perguntando:
- como foram as férias?
- o que fizeram nesse período de recesso que tenha sido especial?
- quem veio ao centro durante o recesso?
- sentiram falta da evangelização?
- o que mais gostam na evangelização?
- o que menos gostam na evangelização?
Depois explicamos como trabalhamos em sala:
AJUDANTE - pedimos ajuda aos evangelizandos mais antigos para explicar como escolhemos o ajudante do dia, que na nossa turma se chama “Bom Samaritano”. Essa forma deu muito certo, então resolvemos manter.
Mostramos o cartaz fixado na parede. Auxiliamos na explicação sempre que foi preciso, deixando claro os pontos mais importantes:
- Algumas tarefas do Bom Samaritano: distribuir a água fluidificada, ajudar sempre que alguém solicitar, dar o exemplo de bom comportamento seguindo todas as regras e combinados da sala e realizando outras tarefas simples, mas muito importantes.
- Os dois bolsinhos funcionam assim:
- Não Foi - tem a foto de todos os evangelizandos que ainda não foram ajudantes;
- Já Foi - tem a foto de todos que já foram.
- A foto do ajudante do dia estará no centro do cartaz e o ajudante será identificado por um crachá (mostrar) assim, todos poderão saber quem é o ajudante e solicitar ajuda sempre que for necessário.
- O ajudante é escolhido no início da aula, antes da prece, entre os evangelizandos presentes que tiverem sua foto no bolsinho "Não Foi", ninguém será obrigado a ser o ajudante se não desejar. O escolhido será o que tiver chegado primeiro na sala para o início da aula.
CHAMADA – Nossa chamada esse ano será diferente, teremos dois potinhos em cima da mesa, um com uma carinha triste e o outro com uma carinha feliz.
Dentro do pote com carinha triste, teremos tiras com a foto e o nome de todos os evangelizandos. Quando o evangelizando chegar, deve procurar sua tira no pote triste e colocar no pote feliz.
REGRAS DA SALA – Mostramos para eles o cartaz com as regras da sala, explicamos as regras, fomos conversando sobre cada imagem, e as que representavam atitudes ruins foram riscadas por eles, depois fixamos na parede, em baixo do quadro de avisos, lembrando que podemos consultar sempre que necessário.
JESUS PARA O EVANGELHO NO LAR – explicamos que como sempre fazemos, o boneco de Jesus para o Culto do Evangelho no Lar vai ser sorteado a partir de março. Devemos cuidar dele com muito carinho e cuidado, para não estragar, afinal, Jesus é nosso amigo e a gente não machuca ou maltrata os amigos não é mesmo?
EMPRESTIMOS DE LIVROS – Lembramos que o empréstimo dos livros da biblioteca Meimei também só começarão em março, e que só poderá levar livro para casa quem tiver devolvido o que pegou emprestado anteriormente, e que também devemos cuidar dos livros, pois eles serão usados por muitas outras crianças.
FOTO - Fizemos uma moldura para tirar fotos.
No fim da aula distribuímos umas lembrancinhas (sugestão dada em um grupo de evangelizadores que faço parte).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!