segunda-feira, 28 de setembro de 2020

NÃO JULGAR - Jardim - Aula Virtual

Caso não consiga visualizar os vídeos da postagem, basta clicar nos links.

Esse foi o material enviado para as famílias no dia 26/09/2020.




Prece inicial


ÁUDIO 1: Vamos começar nossa aula com um vídeo. Prestem bastante atenção e depois conversem em família, reflitam sobre o que aconteceu na história

PARTE 1: Vídeo "Confusão com os biscoitos". (Reproduzir até 3:15) 

ÁUDIO 2: E então já conversaram sobre o que aconteceu no vídeo? Vamos então ver como essa história termina?

PARTE 2: Vídeo "Confusão com os biscoitos". (Reproduzir de 3:15 até o fim do vídeo)

https://youtu.be/vBzwcxHfRao



ÁUDIO 3: Pois é, a senhora o tempo todo achando que o rapaz estava comendo o biscoito dela, mas na verdade, era ela que estava comendo o biscoito dele. Ela o julgou e nós também julgamos, tiramos conclusões precipitadas sem ter certeza de todos os fatos. 

Vocês sabiam que nem tudo é o que parece? Vejam as imagens abaixo.

Imagens de ilusão de ótica baixadas da internet.




ÁUDIO 4: Essas imagens são ilusão de ótica, na primeira, parece que a imagem está em movimento, mas não está, a nossa mente está sendo enganada pela quantidade de informações, cores e formas, que nossos olhos estão vendo.

E na segunda vemos manchas escuras nos espaços em branco, mas quando olhamos diretamente para o local onde ela deveria estar, ela desaparece, porque na verdade ela nunca esteve lá. Essa ilusão acontece devido ao contraste acentuado da cor que aparece em nossa visão periférica que cria pontos que não existem.

Então, nem tudo é o que parece, por isso devemos ter certeza do que está acontecendo realmente antes de julgar. Mas mesmo tendo certeza, será que nós temos o direito de julgar os outros? Para responder essa pergunta, vamos ver o que Jesus nos ensinou.

Vídeo com a passagem da mulher adultera.

https://youtu.be/hsFK_bmXyjA




ÁUDIO 5: Antes de falarmos sobre o vídeo que acabamos de assistir, precisamos explicar algumas coisas: 

Naquela época, o povo seguia a Lei de Moisés, que era composta de uma parte divina, os 10 mandamentos e de outra parte que foi determinada por Moisés, que previa punições severas para quem não cumprisse o que estava determinado. 

Os escribas, eram doutores que conheciam muito a Lei de Moisés. 

Os fariseus faziam parte de grupo de judeus que era muito ligado aos escribas, pois pensavam e agiam de forma muito parecida. 

Agora que já sabemos essas coisas, vamos falar da história do vídeo.

Essa história conta que, certa vez, uma mulher que havia cometido um erro, foi colocada de pé no meio do povo. Os escribas e os fariseus tentaram colocar Jesus em uma situação difícil, para poder acusa-lo de não cumprir a Lei de Moisés.  Eles perguntaram a Jesus como Ele se sentia diante daquela mulher que descumpriu a Lei, que cometeu um erro considerado grave e que de acordo com a Lei, deveria ser apedrejada até a morte. Jesus não respondeu, apenas se abaixou e começou a escrever com o dedo sobre a terra. Mas os escribas e os fariseus insistiram, queriam que Jesus desse a sua opinião. Jesus levantando-se, disse:

- Aquele que nunca tiver cometido um erro, que atire a primeira pedra.

Abaixou-se novamente e continuou escrevendo.

Sabem o que aconteceu? O povo que estava ali reunido, pronto para apedrejar a mulher, foi indo embora, um depois do outro, ficando somente Jesus e a mulher.

Como todos que condenavam a mulher já tinham ido embora, Jesus disse a ela que também não a condenava, que ela deveria ir e que se esforçasse para não errar mais.

Jesus nessa passagem, nos deu um grande exemplo de como devemos agir, que não devemos julgar os erros dos outros, precisamos lembrar sempre que nós erramos muito, pois ainda somos muito imperfeitos, e que antes de julgar o nosso próximo, devemos pensar nos nossos erros e nos julgar severamente. Jesus mostrou que não somos superiores a nenhum dos nossos irmãos, por isso não devemos julgar nem condenar o nosso próximo. Foi um belo exemplo, não é mesmo?

Tem uma música muito legal que fala justamente sobre isso, vamos ouvir?



ATIVIDADE: NEM TUDO É O QUE PARECE - as imagens foram tiradas da internet










Prece Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!