Aula aplicada pela Claudia Costa, sábado (17/08/2019).
Objetivo: o
evangelizando deverá refletir sobre o respeito a diferentes opiniões; e perceber
a importância de conviver com as diferenças.
Motivação Inicial: Dinâmica:
Jogo das Diferenças
Desenvolvimento: O facilitador fará algumas perguntas e os evangelizandos deverão
responder: 1 Quem gosta de dançar?; 2 Quem gosta de cantar?; 3 Quem sabe andar
de bicicleta?; 4 Quem gosta de matemática?; 5 Quem gosta de maçã?; 6 Quem gosta
de banana?; 7 Quem tem um irmão (ã)?; 8 Todos têm coração?; 9 Qual a cor do
sangue de vocês?; 10 Todos respiram o mesmo ar?; 11 Precisam de água? (As
evangelizadoras observam as escolhas sem interferir.
CONCLUSÃO: Cada um sabe do que gosta e ninguém é igual a
ninguém. Precisamos aprender a respeitar as diferenças, os gostos de cada um.
Precisamos aprender que todos nós somos únicos e especiais, independente de
nossas preferências, independente daquilo que sabemos. Somos todos
importantes.)
Primeiro Momento:
Dinâmica: Respeito às Diferenças
Desenvolvimento: O facilitador informará ao grupo que irá fazer algumas perguntas e eles
terão algumas alternativas para escolher a resposta;
- Esclarecer
que a cada pergunta deverão escolher uma alternativa. (caso aconteça de não
concordar com uma das respostas, escolher a que considere mais agradável no
momento);
]
- Observar que
para facilitar a localização das alternativas que escolherão a cada pergunta,
marcaremos no chão a identificação dos lados que a cada resposta será
escolhido;
- Definir os
lados que os evangelizandos irão movimentar-se. Avisar que se deslocarão de um
lado para outro “sem correr”; - Após
as instruções o facilitador ficará de frente para os evangelizandos e começará
fazer as perguntas. (* não pode haver debate sobre as escolhas);
- Iniciaremos
com perguntas de três alternativas e depois com perguntas de duas alternativas.
Perguntas elaboradas:
Doce x salgado x amargo Frio x quente x morno Sol x chuva x nublado
Tarde x noite x dia Rosa x azul x dourado Pão x bolo x biscoito
Filme x novela x desenho Rádio x televisão x computador Livro x jornal x revista
Par x ímpar Azul x branco Praia
x cachoeira
Cidade x interior Verde x amarelo
Suco x mate
Chá x café Água com gás x
água sem gás Cinema x
teatro
Música x poesia Caminhar x correr Dançar x
cantar
CONCLUSÃO: *Questionar aos
evangelizandos se perceberam o que a dinâmica mostrou para eles. (Para
estimular reflexão e atenção, ouvir algumas respostas). Esclarecer que: - muitas vezes temos as mesmas opiniões,
porém algumas vezes possuímos opiniões diferentes; - levá-los a perceber que as
diferenças enriquecem e valorizam nossa vida; - Permitir que percebam que
nossas escolhas variam (mudam) de acordo com nossas experiências (momentos que
vivemos).
Segundo Momento: Dinâmica: Dinheiro
Desenvolvimento:
- Distribuir para cada criança
um envelope contendo a mesma quantia de dinheiro (de brincadeira) ou escrever o
valor a ser usado e colocar no envelope; e uma folha de papel;
- Cada uma
contará e escreverá na folha o que faria com o dinheiro; - Depois comparar.
CONCLUSÃO: o evangelizador levará o
evangelizando a perceber que o dinheiro fica nas mãos de poucos (comerciantes,
banqueiros, investidores, grandes empresários, etc.)
Terceiro Momento: Conversando com os evangelizandos
Como reagir? O
que eu faço? Como tratá-los?
Perguntar: - Quem anda de ônibus? Como reagem se
estiverem no ônibus e sentar ao lado uma pessoa suja? Ou uma pessoa bem gorda? Ou
uma velhinha que gosta de conversar? Ou uma pessoa de outra raça com trajes típicos?
Conversar sobre o que elas acham de tratar as
pessoas com diferença? O que elas acham sobre menosprezar pessoas diferentes
delas?
Relate alguma situação preconceito que tenham
visto ou vivido (ilustrando
essa situação).
CONCLUSÃO: As pessoas
têm alguns aspectos físicos semelhantes e outros diferentes: alguns são altos,
baixos, negros, brancos, índios, amarelos; podem ser de diversas classes
sociais, com idades diferentes. Não devemos avaliar as pessoas pela aparência,
pois o verdadeiro valor não está na aparência, mas sim nas qualidades morais
que já possui. Todas as pessoas são importantes e possuem valor, independente
de serem ricos, pobres, amarelos, índios, negros, brancos, desta ou daquela
religião. Devemos respeitar todas as pessoas. Algumas pessoas pensam que as
outras têm menos valor, seja porque são mendigos, índios ou ladrões,
esquecendo-se que somos todos irmãos, evoluindo, rumo à perfeição.
Quarto Momento: Conclusão/Fixação:
Estudo das questões com O Livro dos Espíritos –
atividade em grupo e exposição dialogada.
Dividir a turma em subgrupos. Dividir as perguntas entre os participantes e pedir
que localizem em O Livro dos Espíritos,
as perguntas de número 803, 804, 806, 806a,
807, 814, 815, 817, 818, 822. Oportunizar alguns minutos para que leiam e tentem
entender as perguntas e respostas.
Esclarecer
que um participante do grupo (voluntario ou sortear os grupos para que eles
apresentem) lerá a pergunta e explicará o que Kardec quis dizer com aquela
pergunta. Outro participante lerá a resposta e explicará à turma a resposta
lida. Depois de dadas as explicações pelos evangelizandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!