Pedimos ao ajudante do dia para pegar um pouco de água no bebedouro, quando ele voltou, explicamos que falaríamos sobre três assuntos que estão diretamente ligados: Ambiência Espiritual, Pensamento e Sintonia Espiritual.
Explicamos que ambiência está relacionada com o ambiente, ou seja, com o lugar em que estamos e tudo que está em volta (sons, pessoas, decoração, etc).
Perguntamos: Quando estamos em um lugar que a música é agitada e está tocando em um volume muito alto, é agradável? Conseguimos escutar o que as pessoas falam conosco? E quando estamos em um lugar onde a música é calma e está tocando em um volume baixo, é agradável? Conseguimos escutar o que as pessoas falam conosco? Isso é o ambiente e a sua ambiência.
Fizemos então uma demonstração: Pegamos um recipiente transparente, colocamos um pouco da água que o ajudante pegou e questionamos: Essa água é saudável? Ou seja, está própria para ser bebida? Ouvimos as respostas. Explicamos que íamos fazer uma experiência e que eles deveriam observar o que iria acontecer.
Levamos figuras de pessoas, notas musicais, nuvens de pensamentos, feitos em filtro de papel (depois de coar o café, eu joguei o pó fora, lavei o filtro e coloquei para secar, assim ele não pegou muito a cor do café, ficou bem claro).
Colorimos anteriormente com tinta de várias cores.
Mergulhamos um a um a um na água do recipiente, explicando que cada um tem uma energia, tanto os sons, quanto às pessoas e seus pensamentos. Pedimos que relatassem o que observaram, conduzindo para que concluíssem que a água ficou "contaminada" (positiva ou negativamente) pela energia liberada pelas pessoas, pensamentos e sons.
Concluímos que é exatamente assim que acontece com o ambiente, ele fica contaminado pelas energias que são liberadas pelo som, pelos pensamentos e pelas pessoas, e será bom o ruim dependendo dessas energias.
Depois falamos sobre o pensamento, fizemos eles perceberem que pensamos o tempo todo, mostrando situações, e explicamos que o nosso pensamento funciona como uma “energia” que sai de nós e influência os nossos sentimentos, as nossas atitudes, afetando a nossa saúde tanto física como espiritual, pois a forma como pensamos têm influência sobre as nossas emoções e os nossos comportamentos. Essa energia se chama vibração e ela muda de acordo com o ambiente em que estamos. Demos exemplos: ambientes que nos deixam com dor de cabeça, com sono, irritados, tranquilos.
Pegamos um contorno de corpo feito com um filtro de papel novo.
Explicamos que representava cada um de nós e que íamos mergulhar a cabeça do contorno no recipiente e que eles deveriam observar o que aconteceria.
Pedimos que relatassem o que observaram, conduzindo para que concluíssem que a vibração do ambiente se espalhou por todo o corpo, percebendo que o mesmo acontece conosco, somos “contaminado” pelas energias/vibrações que estão no ambiente. Mas como será que isso acontece? É por meio da nossa sintonia. Nosso pensamento emite uma energia, que atraí outras energias parecidas.
Para que compreendessem bem, verificamos se já tinham ouvido um programa de rádio, se eles sabiam como o rádio funciona. Pegamos o nosso rádio e mostramos a eles como funciona, explicando que o rádio tem uma antena, que capta a “energia” chamada onda de frequência, transmitida pela emissora de rádio, e para que pudéssemos ouvir o programa que estava sendo transmitido, o rádio e a emissora precisavam estar em sintonia. Mostramos algumas emissoras e também o que acontece quando o rádio não está sintonizado, explicamos que quando as duas ondas de frequência são iguais, o rádio entra em sintonia com a emissora, ou seja, a antena capta a vibração, mas quando são diferentes, a antena não capta a vibração por isso o rádio fica fora de sintonia.
Explicamos que a vibração do nosso pensamento funciona da mesma forma, quando pensamos, sintonizamos com as energias iguais ao nosso pensamento e atraímos essas energias para perto de nós.
Para que entendessem como o nosso pensamento atrai, usamos o recurso "Meu pensamento atrai". Deixamos os evangelizandos manusearem e tirarem suas próprias conclusões. Durante o manuseio, incentivamos para que observassem a atração e a repulsão.
Questionamos "O que vocês acham que nos ajuda a mudar a nossa sintonia, quando ela está atraindo vibrações ruins? Ouvimos e estimulamos até que chegaram a resposta "A prece".
Mostramos uma figura de crianças pensando em Jesus.
Explicamos que precisamos lembrar de vigiar nossas atitudes, não fazendo coisas que tornem a nossa vibração ruim. O que pode fazer nossa vibração ficar ruim?
Pensamentos: ficar lembrando das bobagens que já fizemos ou queremos fazer, ficar lembrando de coisas ruins que aconteceram ou que podem acontecer, ficar lembrando de pessoas que não gostamos, etc.
Sentimentos: raiva, inveja, ciúme, egoísmo, culpa, mágoa, tristeza, etc.
Atitudes: ver filmes e programas que não são apropriados para nossa, falar coisas agressivas, mentir, ouvir músicas que nos fazem ficar tristes ou que usam palavras que não são apropriadas, não compartilhar nossas coisas com as outras pessoas, etc.
E devemos lembrar sempre que, ao percebermos que estamos pensando em coisas ruins, devemos fazer uma prece para que a nossa energia mude, assim evitaremos que as vibrações negativas continuem e atrairemos as vibrações do bem.
ATIVIDADE 1 – Mostramos figuras, que representam situações positiva e negativa, pedimos aos evangelizandos que identificassem as que nos ajudam a ter uma boa vibração, justificando a resposta.
Depois as figuras positivas, foram coloridas por eles.
Quando terminaram, fixamos na parede um cartaz com a imagem de Jesus no centro e explicamos que as boas vibrações nos ligam a Jesus. Eles colaram as figuras coloridas em volta de Jesus e usando um lápis de cera na cor da sua preferência, ligaram a figura a imagem de Jesus.
ATIVIDADE 2 – Entregamos uma folha contendo uma cabeça pensando, explicamos que iriam se desenhar (usando a cabeça como base) e, dentro do balão do pensamento, teriam que desenhar uma lembrança boa, reforçando que dentro da nossa cabeça devem estar somente os bons pensamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!