Começar com a biografia
de Albert Schweitzer, falando que foi um pacificador, de suas atitudes.
Esse homem que acabamos de falar sobre sua
história seguiu os ensinamentos de jesus? E nós conseguiremos?
- Fazer
cenários, em cartolina, que depois prenderemos nos círculos de macarrão (de
piscina)
CENÁRIOS
: Trânsito, Escola e Arquibancada
-
colocar frases de Albert Schweitzer presas no macarrão.
-
dividir a turma em três grupos, com no máximo cinco crianças em cada, cada
evangelizadora poderá ficar com um grupo se quiser.
Grupo
I: na
rua (trânsito) - fantoches com roupa comum
Com
os fantoches feitos por eles, pediremos que criem situações de conflitos no
trânsito, com falas deles, para depois interferirmos e perguntar: “O que é
necessário para manter a paz nessa situação?” Deixar que falem...
“Que
ensinamentos do Mestre Jesus necessitamos?” (paciência, tolerância,
responsabilidade e humildade)
“Conseguiríamos
mudar isso?”
De
acordo com as respostas vamos fazer bandeirinhas que serão colocadas em volta
do cenário feito de macarrão de piscina
Grupo
II: na
escola (bullying) - fantoches com uniforme escolar
Usando
os fantoches, criar situações, que presenciaram ou participaram (de brigas ou
bullying) na escola.
“Como
podemos mudar isso?” “Quais os ensinamentos de Jesus devemos praticar nesses
casos?”
Interferir
quando necessário, mas deixar que falem dos sentimentos (solidariedade,
respeito, colaboração, amizade, não violência).
Fazer
bandeirinhas com as respostas.
Grupo
III: no
esporte - fantoches com camisas de times.
Irão
criar cenas de discussões no futebol que já presenciaram ou souberam, que
aconteceram com pessoas de times diferentes.
“Qual
sentimento (união, respeito, fraternidade, compreensão) Jesus ensinou para usar
nessa situação?”. Deixar que se expressem, ajudando se necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!